O IBGE já iniciou os trabalhos da Base Territorial para a realização do Censo Demográfico 2020. A agência local será responsável pelas pesquisas em Dracena, Junqueirópolis, Ouro Verde, Tupi Paulista, Nova Guataporanga, São João do Pau D’ Alho, Monte Castelo, Santa Mercedes, Paulicéia e Panorama.

De acordo com o técnico Infor. Geográficas e Estatísticas, coordenador de Área CD/2020, Rubens Pastana, as informações das áreas rural e urbana dos municípios serão atualizadas e isso irá garantir a cobertura total pelo Censo que será realizado no ano que vem.

Conforme dados disponibilizados pelo IBGE, o Censo Demográfico 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada no País uma vez que mais de 210 milhões de habitantes, aproximadamente 70 milhões de endereços serão visitados nos 5570 municípios.

A previsão é que mais de 250 mil pessoas serão contratadas, temporariamente, para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados nas 27 unidades estaduais, 583 agências do IBGE, 7.600 postos de coleta municipais e 1.680 coordenações regionais.

Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30.000 mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho e a operação será totalmente informatizada, com a utilização de formulários na web e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.

Por que fazer o Censo Demográfico 2020

O Censo 2020 vai ajudar cada um de nós a conhecer melhor o País, estados e, principalmente, municípios. Os resultados vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para: acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos; selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social; fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município, e fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

 

População também é beneficiada

A sociedade também pode fazer uso de seus resultados: Na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas; análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe; análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020; reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Apresentação de resultados

Os resultados preliminares serão apresentados a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020. Já os resultados finais e análises serão informados a partir do segundo semestre de 2021 até o início de 2023 no portal do IBGE na Internet e em meio impresso. (Com informações do IBGE).

 

Quem é contado?

Todos os moradores residentes em domicílios particulares e coletivos, na data de referência. São também recenseadas as pessoas que estão ausentes de seu domicílio por motivo de viagens, estudo, trabalho ou internação em hospital, por menos de 12 meses.