A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está classificada como pré-finalista a nível nacional no Prêmio MuniCiência que é uma ação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O prêmio MuniCiência é uma iniciativa do Projeto UniverCidades, executado pela CNM em parceria com a União Europeia, que visa a busca de identificações, análises, reconhecimentos e compartilhamentos de projetos e práticas inovadoras, adotadas pelos prefeitos (as) nas cinco regiões do Brasil que contribuam de forma significativa para a melhoria da gestão municipal.

Dentro 235 cidades, Dracena está pré-selecionada entre 30 que concorrerão a segunda etapa de seleção que terá 10 municípios vencedores, e após, por meio de votação, 5 serão selecionadas, levando gestores para participarem de seminário internacional para trocas de experiências.

A iniciativa MuniCiência, lançada em 2015, está em sua 3ª Edição (2019-2020), tendo como objetivos incentivar a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações públicas municipais que contribuam para a melhoria dos serviços públicos; fortalecer as capacidades nos municípios, disponibilizando instrumentos e conhecimentos existentes que possam apoiar iniciativas locais de aprimoramento da gestão pública municipal; disseminar iniciativas inovadoras que possam ser reaplicadas por outras cidades; promover a gestão do conhecimento gerado a partir das práticas municipais, reconhecendo avanços e êxitos e valorizar os prefeitos que atuam de forma inovadora e proativa durante o mandato, em benefício do interesse público.

A cidade de Dracena concorre com o projeto intitulado “Programa Educacional “A União Faz a Vida”: uma alternativa inovadora que fez a diferença” e está representando o Estado de São Paulo, juntamente com os municípios de Presidente Prudente, Monteiro Lobato e Itapevi. As demais cidades fazem parte de outras localidades do país.

O Programa “A União Faz a Vida” é pautado em um trabalho pedagógico que focalizada a metodologia ativa, por meio da cooperação, para formar alunos protagonistas. A Sicredi tem a frente o Presidente da região Centro Oeste-Paulista, João Alberto Salvi; o Vice-Presidente Carlos Henrique dos Santos e conta com o acompanhamento do Assessor de Projetos Sociais, Marcelo Zanluchi.

O Prefeito, Professor Juliano Brito Bertolini, destaca que “acredito no valor da parceria firmada com a SICREDI, através do Programa ‘A União Faz a Vida’, como um caminho para contribuir na qualidade da educação municipal dracenense e essa classificação representa que se trata de um exemplo de que a iniciativa vem dando certo”. Bertolini também agradece aos gestores e colaboradores da cooperativa que contribuem ao município de maneira grandiosa.

Para a Secretária de Educação, Professora Mestre Vanessa Redígolo Castilho “é fundamental participar de ações como esta para que as boas práticas desenvolvidas nos municípios possam ser disseminadas”.