O município de Dracena espera contar com o início das atividades de mais uma escola de ensino infantil no próximo ano. A unidade está sendo construída no jardim Santa Clara.

Conforme informou a assessoria de comunicação da Prefeitura ao Jornal e Portal Regional, a obra teve a ordem de serviço emitida em 25 de setembro do ano que passou, porém houve atraso no início por parte da contratada, uma vez que, a Prefeitura precisou realizar os serviços de terraplanagem. De acordo com o órgão, não havendo intercorrências, os trabalhos deverão ser concluídos no 1º semestre do ano que vem.

O custo total da obra é de R$ 1.749.209,36, oriundos de recursos estaduais e próprios da municipalidade. Serão 813 m² de construção. A nova EMEI atenderá 150 crianças, da educação infantil sendo de 0 a 3 anos, ensino de berçário e maternal.

A assessoria de comunicação informou também que a unidade promoverá o atendimento a todas as crianças que tiverem interesse em estudar no local. “Enquanto houver vagas, as famílias serão atendidas”, constou.

Quanto à realização de concurso público para os profissionais que atuarão na creche, a Prefeitura afirmou que não haverá, porque já foi realizado um em 2018 e os professores aprovados no mesmo tomarão posse em 2019. Caso haja necessidade serão chamados os professores de processo seletivo.

Dracena conta atualmente com oito EMEIs, atendendo crianças de 0 a 3 anos, com exceção dos distritos de Jaciporã e Jamaica, que atendem alunos de 0 a 5 anos, porque nesses dois locais as EMEIs têm Pré I (crianças de 4 anos) e Pré II (para alunos de 5 anos).

A assessoria de comunicação pontou ainda que quanto ao problema de vagas para as crianças, há uma demanda ainda que não foi atendida, porém a educação infantil não é etapa obrigatória, só é obrigatório para crianças a partir de 4 anos que seria o Pré I, sendo esse oferecido nas EMEFIs (com exceção de Jamaica e Jaciporã, como citado acima). Mas mesmo ainda tendo crianças no município que não foram atendidas nas EMEIs, com a abertura dessa nova creche, acredita-se que a lista de espera seja zerada.