Anualmente, no dia 18 de maio, é realizada a Mobilização Nacional da Campanha Faça Bonito, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A campanha já alcançou muitos municípios do nosso país e a proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Como neste ano a data cai em um sábado, a Prefeitura de Dracena realizará as ações no dia 27 maio, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e Higiene Pública. É voltada aos profissionais que atuam em instituições socioassistenciais, serviços de proteção e garantia de direitos e coordenadores/diretores das escolas desta cidade, com objetivo de mobilizar, sensibilizar e capacitar a todos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Dracena apoia a Campanha Faça Bonito. Para denunciar abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). No caso do Disque 100, a denúncia é anônima e o sistema encaminha para os órgãos competentes.