Em setembro passado, a presidente da Avapac, Mariza Buccirori, participou do 5º encontro Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), promovido pela Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, realizado no World Trade Center, em São Paulo.

O evento reuniu mais de três mil participantes, incluindo médicos como Drauzio Varella, Antonio Carlos Buzaid, Fernando Maluf, Silvia Brandalise, pesquisadores e cientistas, advogados, representantes de entidades, do poder público, pacientes e profissionais da saúde.

“As plenárias foram de alto nível englobando novas tecnologias em saúde na prevenção e tratamento do câncer no Brasil, incluindo gestão, avanços e desafios, políticas públicas, custo e valor, pesquisas, empoderamento do paciente, o paciente de câncer e o mercado de trabalho, sexualidade e autoestima, o impacto do câncer na família. Os 30 anos do SUS também foram debatidos”, explicou Mariza Buccironi.

O que chamou a atenção da presidente da Avapac foi um estande da  Onco Ensino. Um folder  trazia os cursos on-line e gratuitos para médicos e profissionais da saúde  –atuantes em unidades ou centros de saúde que realizam diagnóstico e tratamento oncológico conveniados; ou profissionais de saúde indicados por apoiadores e parceiros estratégicos da Abrale. “Tentamos inscrever a nossa assistente social Rosana Quirino  e a nossa psicóloga Isabel da Silva Utumi, mas a Avapac não fazia parte da lista de parceiros da Abrale. Mesmo assim, foi aberta uma exceção e as duas profissionais puderam concluir dois cursos o Cuidar de Quem Cuida e o Humanização na Saúde, ambos com carga horária de 12 horas e 60 dias de duração”, esclareceu a presidente da Avapac.

Ao cumprirem 100% das atividades, Rosana e Isabel receberam o certificado de conclusão com o apoio educacional do Instituto Israelita Albert Einstein Ensino e Pesquisa, assinado pela gestora  Arte Despertar, Rosana Junqueira Morales e Merula Steagall, presidente da Abrale.

O projeto é apoiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica do Ministério da Saúde e as vagas são prioritariamente destinadas a instituições de atendimento do SUS.

 

 

“Capacitação para um melhor atendimento aos usuários da saúde”

Rosana Quirino disse que os cursos abordaram o comprometimento com o usuário e com o trabalho. “Não devemos ter somente uma visão técnica, com pré-julgamentos e sim uma visão com atitudes de empatia em todos os setores, bem como com as pessoas e no profissional”.

E acrescentou: “Na minha opinião todos os trabalhadores do SUS deveriam também ter esse tipo de capacitação, para oferecer aos usuários melhor atendimento e resgatar a confiança perdida fortalecendo uma relação de vínculos para o sucesso no trabalho e no tratamento”.

Rosana agradeceu aos organizadores: “Queria parabenizá-los pela iniciativa e principalmente agradecer a Avapac, onde trabalho, que não mediu esforços para trazer para sua equipe de profissionais esta experiência”.

 

“Cursos vieram de encontro às minhas expectativas”

A psicóloga Isabel da Silva Utumi, também destacou o sentimento de gratidão à equipe dos cursos Cuidar de Quem cuida e Humanização na Saúde, promovidos pelo Onco Ensino.  “Os cursos enriqueceram muito meus conhecimentos e vieram de encontro com minhas expectativas de como proceder em cada situação quando no trato com os pacientes. A base dos cursos é de fortalecer e valorizar a cada nova experiência que chega para ser resolvida e a confiabilidade que será passada para cada indivíduo seja ele o paciente ou o seu cuidador”.

E concluiu: “Os cursos são de suma importância para a Avapac que tem um desempenho com muita atenção e amor para com os pacientes e seus familiares. O acolhimento da entidade é reconhecido perante as pessoas que buscam por este atendimento elevando a autoestima do paciente e seu familiar”. (Com informações Avapac)

Assistente Social Rosana Lúcia da Silva Quirino (Divulgação)