Um fato inusitado chamou a atenção de alguns moradores do Jardim Brasilândia. Um tatu foi encontrado perambulando pela rua no final da noite de terça-feira, 22, próximo ao Bar do Pelé.
O comerciante, Antonio Cândido, contou que viu um gato seguindo o tatu, mas até então pensou em se tratar de outro gato, mas quando chegou bem próximo se surpreendeu com o que viu. “Minha intenção na hora foi levar o tatu para um lugar seguro, porque fiquei preocupado em alguém pegá-lo e acabar matando o bichinho para comer a carne”, explicou.
Antonio capturou o tatu e deixou no quintal do seu estabelecimento para que no dia seguinte fosse entregue a órgão competente para soltá-lo em local adequado.
O animal estava bastante assustado e acabou se escondendo dentro de um saco plástico repleto de folhas secas que foi furado por ele em busca de refúgio.
O Corpo de Bombeiros, através dos cabos Carlos e Delci, esteve no local na manhã de ontem, 22, e encaminhou o tatu em seu habitat.
CARACTERÍSTICAS – O tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege o corpo. Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca.
A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos. As espécies de tatu mais conhecidas são: tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu-bola da caatinga e tatu-peludo (tatu peba), dependendo da espécie, podem pesar de 2,5 a 6 quilos, em média.
O comprimento médio dos tatus adultos é de 40 a 70 cm. A cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm. Os tatus cavam buracos no solo, usando suas unhas fortes e afiadas, para usarem de moradia. Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo à noite a procura de alimento. (Com informações do site Toda Biologia).