O ano de 2019 começou com chuvas bem abaixo da média histórica em Dracena, o mês de janeiro terminou com 110 milímetros, tradicionalmente, a média é de 229 mm.  A escassez de chuvas e as altas temperaturas exigem cuidados extras com a saúde nesta época, principalmente dos idosos.

Em Dracena, na Casa dos Velhos, a nutricionista Suely Nakazato, contou que no Verão, o cardápio sofre alterações, como a redução de pratos mais encorpados, quentes ou com gordura, como sopas, canja e polenta. Em contrapartida, as refeições ganham mais opções de verduras, frutas, saladas e saladas de frutas, arroz com mais ingredientes e chá gelado.

Além disso, para evitar a desidratação, as funcionárias oferecem água para os idosos com mais frequência, alguns deles têm o hábito de ter sua própria garrafinha com água e gostam de ficar sentados embaixo das árvores ouvindo músicas e fazendo crochê. Eles também usam roupas mais leves e frescas.

A circulação de ar também é importante, mesmo com todos os quartos possuindo ventilador, alguns idosos não gostam – não tiveram o hábito de utilizá-lo durante a vida – e nestes casos específicos, as janelas ficam abertas, é importante ressaltar que as janelas possuem telinha para proteção contra os mosquitos e os idosos utilizam repelentes, que são doados.

 

Confira orientações para os dias de altas temperaturas  

Desidratação

Todo indivíduo possui estruturas denominadas osmorreceptores que recebem o estímulo da sede. Entretanto, com o passar dos anos, este mecanismo de controle térmico acaba sofrendo alterações.  Outro agravante é que à medida que o indivíduo envelhece, ele também perde massa muscular e gordurosa. Com isso, começa a haver uma redução de líquido no organismo. “Um adulto tem em média 70% de água corporal. Já o idoso tem aproximadamente 50%”, afirma a médica. Juntando essas alterações naturais ao calor e umidade do nosso verão, o idoso acaba se desidratando muito mais.

Algumas das consequências da desidratação são desorientação (confusão mental), a pessoa fica sem vontade de fazer nada e pode haver surgimento de cálculos renais, já que a urina fica mais concentrada.

Para evitar esse quadro, a recomendação médica é beber dois litros de água diariamente, ou um copo cheio a cada duas horas, mesmo que não se sinta sede.

Inchaço

As altas temperaturas também podem provocar inchaço nos membros inferiores, principalmente entre pessoas que passam várias horas do dia sentadas. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Bruno de Lima Naves, é necessário que o sangue percorra todo o organismo e retorne ao coração e para isso é importante que a panturrilha trabalhe. “Quando estamos parados, esse retorno se dá de forma lenta, principalmente em dias quentes, quando os vasos dilatam e o sangue acumula em uma região. Assim, é normal que a perna fique pesada e até inchada. É uma alteração fisiológica”.

O grande remédio é fazer alguma atividade física. Não precisa ser algo complexo. Pequenas caminhadas dentro de casa ou no trabalho podem ser suficientes.

Queda de Pressão

Em dias de temperaturas elevadas é tendência natural haver queda da pressão arterial. Com o calor, as artérias ficam mais dilatadas e o sangue tem mais espaço para circular. Quem toma medicamentos vasodilatadores, para pressão alta, podem ter esse efeito acentuado e sofrer hipotensão, ou seja, pressão insuficiente. Os principais sintomas são tontura e vista embaçada.

A dica para evitar esse problema também é simples, e combina com a prevenção da desidratação: beber muito líquido, como sucos, água, chá e isotônicos. (Fonte: www.drauziovarella.uol.com.br)