Hoje, 11, na missa das 19h30, na Matriz Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista a moradora da cidade, Maria José Marques será consagrada na Ordem das Virgens pelo bispo diocesano dom Luiz Antônio Cipolini.
Maria é natural de Monte Castelo, ainda criança sua família mudou-se para Tupi Paulista no distrito de Oásis e atualmente reside na zona urbana. Ela conta como descobriu sua vocação e porque quer ser leiga consagrada da Ordem das Virgens. “Quando ainda era pequena, já participava da igreja e sempre ia às missas, era apaixonada por Jesus Cristo. Participei da catequese, grupos de jovens, sempre me interessando em tudo que tinha na igreja; participava de todas as reuniões que acontecia, nessa época tinha apenas 13 anos. Com o passar do tempo fui descobrindo mais coisas sobre a igreja, e aos 18 anos recebi o sacramento do Crisma, foi ai que tudo começou de fato, quando assumi uma turma de catequese pela primeira vez, meu primeiro compromisso e missão na igreja, fiquei muito feliz”.
Maria se recorda que foi assumindo outros compromissos e se apaixonando mais e mais pelas coisas de Deus. Foi quando conheceu as Irmãs da Caridade de Otawa. Participou com elas de muitos encontros, inclusive vocacionais. “Eu queria muito descobrir minha vocação, tinha sede de saber qual era minha missão na igreja, como servir a Deus. Participei de acompanhamento vocacional durante um ano com as irmãs. Mas senti que não era isso que queria para servir a Deus; amava as irmãs e seus trabalhos, mas não me encontrei naquele tipo de chamado”.
Em 2011, ela cita que com a chegada do padre Valdo como pároco de Tupi Paulista, as coisas começaram a mudar. “Ele me ajudou muito, incentivando a participar dos encontros e retiros vocacionais, me apresentou alguns conventos e casas religiosas. Foi através dos retiros e desses encontros que me descobri. Posso dizer que descobri minha vocação. Queria servir a Deus e estar à disposição, como uma serva consagrada”.
Com a ajuda do padre Valdo, Maria afirma que descobriu a Lucilene, de Pacaembu, que já é leiga consagrada, (a primeira da Diocese de Marília), e ela a ajudou e incentivou a fazer uma preparação específica para me tornar uma leiga consagrada como ela. “Aceitei, era isso mesmo que eu sempre quis. Fiquei feliz porque havia encontrado minha vocação, como leiga consagrada da Ordem das Virgens”.
Durante a caminhada, Maria conta que foi incentivada ainda pelo eterno e bom amigo, Muriel Felipe, seminarista em Tupi Paulista, que comigo participou de retiro vocacional e manhã vocacional, sendo sempre um irmão em Deus e uma presença positiva na busca da minha vocação. Também pelo padre Mauricio Cerrilha, da Diocese de Marília, que ministrou a formação na manhã vocacional e no retiro vocacional.
“Familiares e muitos irmãos em Deus participaram desta caminhada, na busca e encontro da minha vocação, deixando de nominá-los, para não correr o risco de esquecer de alguém”, conta Maria. (Com informações Antônio Luciano Teixeira/ Pascom)