Dracena vivenciou no final de semana, um momento cultural ímpar com a Virada Cultural Paulista (Experimente SP). O evento abriu a programação de aniversário de 73 anos da cidade, cuja data será festejada neste sábado, dia 8.

Entre os últimos sábado e domingo, na Praça Arthur Pagnozzi e na Praça Rotary o público pôde acompanhar 10 atrações nos segmentos de samba e pagode, rock, pop, jazz, rock, forró, MPB, rap e contação de histórias.

O secretário João Paulo Leopaci Benini, responsável pela pasta de Cultura e Turismo fez um balanço sobre o evento ao Jornal e Portal Regional. Ele citou que estiveram envolvidas cerca de 100 pessoas, entre artistas, equipes técnicas, de apoio e limpeza.

João Paulo prosseguiu dizendo que os profissionais vieram dos mais variados destinos: interior de São Paulo como, Adamantina, Araçatuba, Junqueirópolis, Taquaritinga, Jaboticabal, São Paulo (capital), Pernambuco e Rio de Janeiro.

A Virada Cultural foi uma oportunidade de geração de empregos temporários no município.

“Grande parte dos profissionais ficou hospedada nos hotéis do município. Artistas e equipes técnicas movimentaram o setor de alimentação (restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares), combustíveis, hotelaria, entre outros”, comentou o secretário.

A Virada Cultural Paulista foi um marco para Dracena e região. Segundo João Paulo, em 12 anos percorrendo diversas cidades do Estado de São Paulo, foi a primeira vez que a Nova Alta Paulista recebeu o evento. “Esse trabalho para que a Virada ocorresse em Dracena contou com a confiança do Governo do Estadual em nosso trabalho e apoio incondicional da Prefeitura local que, na pessoa do prefeito Juliano Bertolini, não mediu esforços para que o evento fosse realizado, agradando quem compareceu à Praça Arthur Pagnozzi no sábado e domingo e também na intervenção infantil na Praça Rotary”, ressaltou o secretário de Cultura.

Quem acompanhou alguma apresentação gostou e saiu com gosto de quero mais. Também pôde ser notado nos dias do evento, público formado por pessoas das mais diferentes faixas etárias e classes sociais.

O trabalho para que Dracena receba novamente a Virada em 2019 já começou, avisou João Paulo. “No domingo iniciamos as tratativas com a Secretaria de Cultura do Estado, por meio do curador Marco Prado, a quem quero imensamente agradecer por todo o suporte. A expectativa é repetir a dose”.

O secretário aproveitou o momento para fazer um agradecimento especial a todos os funcionários da Prefeitura que atuaram direta ou indiretamente para que o evento acontecesse. “Essa equipe trabalhou incansavelmente para que tudo ocorresse da melhor forma. Gostaria também de ressaltar o apoio que tivemos da Panificadora e Confeitaria Delícia, do Móveis Bom Jesus, do Mercado Recanto, Associação dos Produtores Rurais de Dracena e comerciantes do entorno da Praça Arthur Pagnozzi”.

Domingo de manhã, na Praça Rotary contação de histórias infantis reuniu famílias com crianças (M. Ribeiro/JR)