Hoje, 2, é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro. A data foi instituída em 2 de julho de 1954, através de decreto do presidente da República Getúlio Vargas e tem como objetivo homenagear e reconhecer as inúmeras provas de valor e bravura do “soldado do fogo”.

Neste ano, na quinta-feira, 4, é comemorado o 30º aniversário do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente. Para marcar a data, será realizada solenidade militar, na quinta, às 9h30, na sede da unidade, em Prudente, quando serão entregues medalhas e láureas aos bombeiros em reconhecimento ao profissionalismo e dedicação nas diversas atividades em que atuaram.

Em Dracena, o Pelotão dos Bombeiros completou 41 anos de atividades em maio deste ano e é responsável pelo atendimento de ocorrências em 12 municípios da região da Alta Paulista: Dracena, Junqueirópolis, Flora Rica, Irapuru, Tupi Paulista, Ouro Verde, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, Monte Castelo, São João do Pau D’ Alho, Paulicéia e Panorama com efetivo de 35 bombeiros trabalhando nos mais variados tipos de ocorrências: acidente, salvamento e incêndio e casos clínicos 24 horas por dia, todos os dias.

Atualmente o 3º Subgrupamento de Bombeiros é comandado pelo capitão PM Erlon Augusto Pavesi.

HISTÓRICO – O Pelotão de Bombeiros de Dracena foi criado em 20 de maio de 1978 por meio da lei municipal nº 1.219, de 26 de dezembro de 1977 e pela estadual de nº 687, de 30 de setembro de 1975, durante a gestão do então prefeito Paulo Tahara. Em 4 de julho de 1989, com a criação do 14º Grupamento de Incêndio, sede regional do Corpo de Bombeiros, instalado em Presidente Prudente, Dracena passou a sediar o 3º Subgrupamento de Incêndio, comandando além do Pelotão de Bombeiros de Dracena, os pelotão  de Adamantina e de Estação de Bombeiros de Osvaldo Cruz.

Em 24 de agosto de 1999, foram inauguradas as instalações das atuais sedes do 3º Subgrupamento de Bombeiros e Posto de Bombeiros de Dracena pelo capitão PM Júlio César Marques Dias na gestão do prefeito José Cláudio Grande.