Para comemorar o Dia do Panificador, 8 de julho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) traz dicas das nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) sobre como conservar pães populares – pão francês, baguete, pão de forma e bisnaga -,  e mostrar quais são mais nutritivos e saudáveis.

Assim como o pão francês, a unidade da baguete tem 150kcal e o mesmo processo de conservação. A única diferença é sua finura e comprimento mais largo, de resto tem características parecidas. Para conservá-los, é preferível o saco de papel, em vez do de plástico, que deve estar fechado, em local fresco e arejado. Sua validade é de 24 horas, no entanto, se congelado, pode ser armazenado por um mês.

Katlly Evillim, nutricionista da Codeagro, ressalta que se o pão passar um dia em temperatura ambiente, ainda pode ser digerido. “Uma dica é que no dia seguinte, quando ele não estiver mais com a casca torradinha, leve-o ao forno ou à sanduicheira, como preferir.”

Temos também o pão de forma, que tem 70 kcal por fatia, e a bisnaga, com 45kcal por unidade, como opções de compra. O de forma é uma alternativa utilizada para fazer lanches e torradas, ainda por cima é macio. A bisnaga, também conhecida por pão de leite, é fofa, devido à gordura vegetal, e recomendada para crianças. Por conta dos conservantes suas validades são maiores, de 7 a 10 dias, mas fique atento à data nas embalagens e mantenha fechada em local seco e arejado.

A nutricionista lembra que todos os pães citados acima possuem versões integrais, e que eles “são escolhas melhores e mais saudáveis, pois além de conter vitaminas e minerais, as fibras presentes nas farinhas integrais auxiliam no bom funcionamento intestinal e causam sensação de maior saciedade”. (Kevin Previatti – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).

Dicas de conservação

Pão de francês, baguete, pão de forma e bisnaga:

1 – É preferível o saco de papel, em vez do de plástico

2 – Pode ser conservado em recipientes plásticos com tampa

3 – Deve ficar fechado em local fresco, seco e arejado

4 – Se for congelado, pode ser armazenado por um mês

5 – Fique atento à data nas embalagens