Hoje, 13 de junho, comemora-se o dia de Santo Antônio. Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

A data será marcada na cidade por celebrações de missas pelas três paróquias locais – Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis.

Na capela Santo Antônio, no bairro Emílio Zanatta, a missa acontece hoje às 19h30, com bênção de pães. No sábado, 15, às 19h, ao lado da capela haverá festa junina (quermesse) em homenagem ao santo.

Na igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, a primeira celebração de Santo Antônio é logo pela manhã agora às 7h, com bênção de pães e a missa solene às 19h30, também com a bênção de pães e vendas de bolo. A trezena de Santo Antônio que vem ocorrendo na igreja prossegue.

Na comunidade Divina Misericórdia localizada no bairro Virgílio Fioravante, a missa será às 19h30.

ORIGEM DO DIA DE SANTO ANTÔNIO

O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e foi um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220.

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando- o nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade.

A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história. De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro.