O verão 2018/2019 começou no último dia 21 de dezembro e terminará no dia 20 de março, às 18h57. Os próximos dias, segundo a meteorologia, prometem ser de muito calor.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol. Por este motivo principalmente todo cuidado com relação à procriação do mosquito Aedes aegypti deve ser tomado.

Um comportamento que vem sendo notado nas lojas da cidade para tentar rebatar o calorão é a maior venda de ventiladores nos últimos dias. Lojas de grandes redes em Dracena confirmam a informação. Em uma delas, a assessoria de imprensa informa que as vendas dispararam em todo o Brasil. A companhia registrou um aumento de 63% na venda do produto em dezembro de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017. O modelo mais procurado pelos clientes, no período, foi o ventilador de mesa oscilante.

Outro estabelecimento informou através da gerência, que os ventiladores estavam em falta por duas semanas, e ontem, 4, receberam algumas unidades do produto, porém em pequena quantidade. De acordo com a gerente que preferiu não ter o nome divulgado, houve consumidor que adquiriu de uma só vez quatro ventiladores. “Temos procura de clientes de toda a região e ainda de cidades mais próximas de nós, do Mato Grosso do Sul”, disse.

Em outra loja na cidade, as vendas dos ventiladores avançaram cerca de 20% do final do ano para este início de 2019. Conforme relatou o vendedor, o aparelho é procurado por clientes das mais diferentes classes social e muitos adquiriram por terem recebido visitas neste período de festas que passou.

Os representantes das lojas ouvidas pela reportagem do JR e Portal Regional informaram que acreditam que a procura deverá continuar nos demais dias do verão. O ar condicionado também está tendo maior procura, porém o destaque é o ventilador, devido à economia de energia elétrica em comparação ao ar.

Nas lojas pesquisadas, podem ser encontrados ventiladores a partir de R$ 79, portanto vale a pesquisa de preços.

Lojas de grandes redes na cidade registram aumento pela procura de ventiladores: aparelhos começam até a faltar em algumas (Vanessa Matsumoto/JR)