O consumo residencial nas 228 cidades atendidas pela Elektro, nos estados de São Paulo e no Mato Grosso do Sul,  apresentou o aumento de10% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As altas temperaturas são apontadas como uma das principais causas, já que os termômetros ultrapassaram os 35ºC ao longo do mês, em alguns municípios. Diante dessa onda de calor, o uso excessivo de aparelhos como o ar-condicionado, é apontado como uma das principais causas no aumento do valor da conta de energia.

Dependendo do volume de energia consumido pelo cliente, a alíquota do imposto ICMS*, que é definida de acordo com leis estaduais, pode sofrer alteração, o que implica em variação da conta de energia, conforme tabela abaixo:

Tabela com as alíquotas de ICMS (válida para clientes residenciais)

São Paulo
Até 90 kWhIsento
De 91 até 200 kWh12%
Acima de 200 kWh25%

De acordo com o engenheiro de eficiência energética da Elektro, Lucas Rafacho, simples orientações colaboram com o consumo consciente. Uma delas é evitar o uso de o ar condicionado na temperatura mais baixa. “ A tentação, no calor, é de colocar o arcondicionado em 16º C, mas isso acaba acarretando um gasto maior de energia elétrica. O ideal é colocar em 23, 24 graus, o que faz com que o ar condicionado acione menos o compressor”, explica Lucas Rafacho.

Confira outras dicas importantes para a economia:

  • Fique de olho no carregador de celular. Não deixe o carregador na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

  • Evite deixar os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

  • Utilize a função “timer” das TVs. O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário..

 

  • Chuveiro elétrico: um dos grandes responsáveis pelo consumo em uma residência, tome banhos rápidos e nos dias mais quentes, coloque o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor); Lembre-se de desliga-lo para se ensaboar e lavar os cabelos.
  • É essencial a limpeza periódica dos orifícios de saída de água do chuveiro. Além disso, nunca reaproveite a resistência queimada – isso provocará o aumento do consumo e colocará em risco a sua segurança.
  • Geladeira – Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo. Além disso, instale-a em local bem ventilado (deixe 15 cm de distância de paredes ou móveis) e mantenha o equipamento longe de raios solares e fontes de calor, como fogões.
  • Lâmpadas de casa: As lâmpadas em uma residência consomem entre 15 e 25% do total de energia elétrica. Dica: Aproveite sempre a luz natural para iluminar o ambiente. Dê preferência a lâmpadas LED especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.