Na hora das compras, muitos consumidores já notaram aumento nos valores dos produtos das feirinhas. Mais uma vez, o destaque de aumento é o preço do tomate, na análise das hortaliças nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. Desta vez, a elevação foi unânime e teve percentuais significativos, com maior alta de 145%, em Vitória (ES), seguida de 127% em Goiânia (GO) e 105% em Belo Horizonte (MG). Os dados são do 11º Boletim Prohort, divulgado nesta terça-feira (20), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com os preços de frutas e hortaliças das Ceasas no último mês.

De acordo com o estudo, o preço também quase chegou a dobrar nos mercados do Rio de Janeiro (99%) e São Paulo (91%).

Em Dracena, pode ser encontrado o produto com diferentes tipos de preços, mas sempre acima dos valores anteriormente praticados. Final de ano aumenta a procura pelo tomate e com as chuvas mais frequentes a produção fica comprometida. Em dois estabelecimentos pesquisas pela reportagem do JR e Portal Regional o quilo do tomate está custando acima de R$ 6, o que até então podia ser adquirido antes desse período chuvoso por quase R$ 3.

Ademilson Packer, comerciante do ramo informou na manhã de ontem, que além do tomate, a batata doce, a vagem e praticamente todas as hortaliças apresentaram aumentam. “De maneira geral, os produtos em maços tiveram um reajuste de 30% nos últimos dias”.

Outro dado apontado pelo boletim da Conab diz que a cebola também apresenta preços em ascensão. Segundo o boletim, a única que salvou as economias domésticas foi a cenoura, que teve queda de preço em seis dos sete mercados considerados na análise. A redução foi de 10% na Ceasa/GO – Goiânia, de 8%, na Ceagesp – São Paulo e de 6% na Ceasa/ES – Vitória.

O levantamento é feito mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, a partir de informações fornecidas espontaneamente pelos grandes mercados atacadistas do país. (Com informações da Redação e Notícias Agrícolas)