Quem já não saiu de uma entrevista pensando: “poderia ter sido melhor”, “nossa esqueci de falar vários pontos importantes e relevantes da minha carreira que com certeza me ajudaria muito para esse emprego que tanto queria”. Isso é mais comum do que se imagina e é super normal rolar aquela dúvida de como se comportar, o que vestir, o que falar. Ficamos horas imaginando na nossa cabeça em como seria a entrevista mas na hora nada sai como planejado.

Por que as pessoas não sabem contar a sua história e avaliar quais são as experiência que o fazem um profissional diferenciado? A coach em desenvolvimento humano, Sabrina Espíndola, reuniu algumas dicas para encarar a entrevista com naturalidade e te ajudar a conquista-lá.

Linha do tempo: em um papel em branco faça um linha do tempo com o ano que começou a trabalhar. Abaixo da linha escreve o ano e comece a lembrar de toda a sua trajetória. Como foi a primeira entrevista, emprego, as experiências mais marcantes. O que errou e aprendeu. Quais foram a sua transformação e o que aplicou na empresa. Depois de reviver essa experiência você escreve com a maior riqueza de detalhe. Repita essa dica em cada ano trabalhado. Para quem procura o primeiro emprego vale pensar nos últimos anos escolares dos projetos, esporte e apresentação em grupo que participou.

Separe os seus desafios: faça uma lista de todos os seus desafios e saiba o que você não se sente confortável em fazer. Não é a sua maior habilidade.

Rol das vitórias: tenha sempre em mãos suas vitórias e principais conquistas. Saber o que você faz muito bem te levará ao sucesso. Escreve detalhadamente os projetos e trabalhos que você recebeu elogio ou até mesmo algum prêmio.

Currículo: elabore um currículo que você tenha orgulho de apresentar. Pesquise no LinkedIn algumas pessoas que você admira, verifique o vocabulário adequado a vaga. Coloque as palavras chave para a vaga que procure.

Escreva a sua história: imagine que você está conversando com um amigo e tem 1 (um) minuto para contar suas principais conquistas profissionais. Como contaria a sua história para cativar esse amigo e mostrar como você tem potencial? Escreve a sua história analisando os itens anteriores e a contando de forma leve, alegre e apresentado os seus principais talentos.

Treine: faça um vídeo para treinar essa entrevista e perceber se está passando segurança. Assista o vídeo com a intenção de perceber o que está bom e quais são os pontos que seria bom melhorar.

Gratidão: a cada entrevista que for convidado a participar agradeça mentalmente essa oportunidade.

Felicidade: No dia da entrevista trabalhe as suas emoções positivas para transmitir sua felicidade de estar ali na sua postura, na voz e na intenção. Para ajudar nesse momento antes de entrar na entrevista leia o roteiro da sua história (dica 5). Pense que o que é seu está guardado, mas para isso precisa dar o seu melhor naquele momento.

Minha sugestão é você salvar esse arquivo com as respostas dessas dicas em um e-mail ou no drive na nuvem, como google drive.

Assim sempre que tiver uma nova experiência para atualizar o material ou precisar relembrar o resumo a sua trajetória profissional você terá acesso fácil.