A inadimplência do consumidor caiu 1,1% ao longo do ano de 2018, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, dezembro apresentou variação negativa de 0,9% frente a novembro. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2017, o indicador caiu 1,9%..

Regionalmente, na análise acumulada do ano, ocorreu queda nas regiões Centro-Oeste (-3,8%), Norte (-4,8%), Nordeste (-1,7%) e Sudeste (-0,4%). Já na região Sul houve alta de 0,2%.

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos fizeram com que as famílias ficassem mais cautelosas, o que inibiu o consumo e a tomada de crédito, contribuindo para a queda do fluxo de inadimplência. Passado o período mais intenso da crise econômica, o indicador demonstra sinais de que caminha para estabilização, após três anos consecutivos de queda nos registros. Ainda assim, a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência está condicionada por uma recuperação mais consistente do mercado de trabalho, redução dos juros e evolução da renda.