Mesmo antes do início da Quaresma, alguns mercados já disponibilizavam peixes por conta da quarta-feira de Cinzas uma vez que neste período, muitos católicos seguem à risca a tradição milenar de trocar a carne vermelha por peixe.

Procura por peixes é maior nesta época do ano (Lucas Mello/JR)

Em Dracena, a gerente de um supermercado na Vila Barros, Tânia Paschoaloto, observa que muitas famílias priorizam o consumo de peixes nesta época do ano. As opções mais procuradas são: manjuba; filé de tilápia, costelinha de pacu, sardinha inteira, posta de tilápia. “A venda de bacalhau aumenta na Semana Santa”, relata.

Ainda de acordo com a gerente, o consumo de peixes estimula a venda de outros itens, como azeite, azeitona preta, leite de coco que são utilizados no preparo das receitas. Na lista também entram vinho e suco de uva.

Para o gerente comercial de uma rede de supermercados na cidade, Edilson de Camargo, com a adoção de hábitos mais saudáveis pela população, o consumo de peixes é contínuo ao longo do ano, com destaque para o período da Quaresma. “Preparamos para vender 10% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado”, contou.

Camargo relatou que os consumidores buscam variedades como filés de tilápia, merluza, sardinha inteira, entre outros. A venda de bacalhau deve ficar aquecida na Semana Santa, as opções vão desde bacalhau desfiado, bacalhau em lascas e a novidade que o bacalhau dessalgado. O gerente também observou a venda de itens acessórios, como azeite, tempero, azeitonas e vinhos e revelou que para atender o público que consome peixes às quartas e sextas-feiras, a rede de supermercados acrescentou no cardápio um prato quente e um prato frio nos referidos dias durante a Quaresma.

O gerente ainda considerou que o fato da Páscoa neste ano ser comemorada na segunda quinzena do mês de abril beneficia as vendas uma vez que a maioria dos trabalhadores já terá recebido o salário. “Comercialmente, neste ano, a data é melhor que no ano passado, quando a Páscoa foi no início de abril.  Para ajudar no orçamento, estamos parcelando em três vezes o pagamento dos produtos da Páscoa”, avaliou.

 

TRADIÇÃO – Na tradição católica, a quaresma é considerada tempo de penitência, oração e conversão. A igreja prega a conversão, a mudança de vida e de mentalidade das pessoas nos 40 dias em que Cristo jejuou no deserto, portanto muitas pessoas podem fazer abstinência de doces, comidas e bebidas, por exemplo.