Os alunos da turma II do curso de Medicina da Unifadra/Fundec de Dracena estiveram em visita ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã/SP, no dia 23 de novembro. A visita fez parte da atividade da disciplina História, Sociedade e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, ministrada pelo Prof. Dr. Nivaldo Correia da Silva.

A Profa. Ma. Lizandra Nascimento Martins também acompanhou a atividade, que proporcionou aos alunos grandiosos conhecimentos sobre a cultura indígena regional.

Este museu reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país, com cerca de 38 mil peças, que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras, dos Kayapó aos Yanomámi (incluindo os Kaingang e Krenak), povos que ainda hoje habitam a região de Tupã. Segundo Nivaldo Correia, os conceitos centrais de sua exposição são interculturalidade, diversidade e diferença. Incentivado pelo apoio da faculdade e a disposição de unir conteúdo curricular com vivência cultural, a visita foi de grande relevância para a formação pedagógica do aluno.

“Além da vivência cultural e sentido educativo, a visita permitiu ao aluno o contato com importante acervo histórico da civilização brasileira o que, em retrospecto, estimulou vincular material arqueológico do museu com discussões temáticas em sala de aula a respeito das doenças que afligiam índios e europeus no Brasil Colônia, como gripe e sarampo. Contexto cujas práticas de princípios terapêuticos básicos eram unidas à concepções da doença como invasora, tornando-se  necessário forçar  sua saída do organismo com cerimônias, substâncias, rezas, vomitórios, purgantes e sangrias”, explicou Nivaldo.

O professor destacou que experiências como a realizada em conjunto com o conteúdo mais amplo da disciplina permitiram ao aluno a compreensão sobre a contribuição africana e indígena para a construção da identidade cultural brasileira.