Os alunos do 8º termo do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra de Dracena realizaram uma visita técnica ao Hospital Amaral de Carvalho, na cidade de Jaú, no dia 30 de outubro. A atividade foi acompanhada pela supervisora do estágio de Psicologia Hospitalar da Unifadra e coordenadora do curso de Psicologia Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa.

Os alunos foram recebidos pela coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Amaral Carvalho, psicóloga Viviane da Silva Clemente Totina.

O curso de Psicologia procura oferecer aos acadêmicos ambientes diferenciados de aprendizagem, onde podem observar ou desenvolver em cenários reais novos conhecimentos. “Nota-se que são em momentos como estes, muito próximos da dor (em todas as suas dimensões) e do sofrimento do paciente, que habilidades fundamentais para o exercício profissional da Psicologia são aprimoradas e fortalecidas, tais como, a empatia, a escuta e a comunicação”, explicou Andréa Frizo.

Atividades como esta oferecem aos alunos a oportunidade de ampliar seu olhar sobre o papel do psicólogo no contexto hospitalar e da saúde, principalmente em serviços de alta complexidade, como o encontrado no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. “Além disso, fomenta o desejo de buscar novos conhecimentos e formações complementares, o que é essencial na atualidade para acompanhar a rápida evolução da Psicologia enquanto ciência”, completou a professora.

Formar bons profissionais, ambientados aos mais diferentes cenários onde a prática psicológica deverá acontecer, sempre trará benefícios à comunidade, já que poderão contar com profissionais capacitados e preparados para atendê-los em momentos de grande dificuldade, como em situações de adoecimento pessoal ou de membros de sua família