O curso de Psicologia da Unifadra realizou, no dia 20 de maio, uma videoconferência com o palestrante haitiano Clefaude Estimable. Ele abordou as competências culturais necessárias no atendimento integral ao imigrante nos serviços de atenção à saúde, direitos e cidadania. O evento foi aberto à comunidade e participaram os alunos da Unifadra de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Educação Física.

Segundo a Profª Esp. Raqueli Flumian, organizadora do evento, esta palestra teve por objetivo “elucidar questões específicas do atendimento à população imigrante, levando em conta sua história, a importância do conhecimento mínimo sobre sua cultura e as habilidades profissionais necessárias para uma escuta e um atendimento mais qualificados para essa população”.

O palestrante é haitiano, tem trabalhado em diversos países europeus, Centro América e Caribe como tradutor e intérprete de eventos e congressos pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Atualmente graduando em Psicologia. Desde 2015 trabalha na formação das crianças e adolescentes pelo Movimento dos Focolares em Santa Catarina/Brasil. Fala francês, crioulo, espanhol, italiano, português e inglês. Atua como mediador cultural e tradutor na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em Florianópolis, para planejar ações de grupos de atendimento e realizar o atendimento das famílias que procuram os serviços referentes aos direitos dos imigrantes, como também promover ações, visitas domiciliares e acompanhamento às famílias. Faz parte da coordenação do Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis (GAIRF).