Três turmas de estudantes da rede municipal de ensino de Dracena estiveram no campus da FCAT/Unesp visitando o apiário. Os alunos receberam na semana passada, quarta-feira, 12, as orientações do professor doutor Daniel Nicomedo, responsável pelo Núcleo de Operações Sustentáveis (NOS).

No período da manhã foram os alunos do 6° ano da Emefi Sérgio Liberatti acompanhados da professora Aline Araújo Maia e à tarde, foi a vez das crianças do Pré I e Pré II da Emefi Ottília Braz Noguerol, juntas as professoras Mariana Amador Gonçalves e Valéria Carbone Montanha.

O professor Daniel informou que no Laboratório de Ecologia e Insetos Úteis, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a biologia das abelhas e os produtos da colmeia: mel, própolis, pólen, cera e geleia real. Também foi possível ver a roupa de apicultor e as ferramentas que esse profissional utiliza para manejar as colmeias.

Daniel Nicodemo informou que as crianças tiveram contato manual com os produtos apícolas, sentiram os seus diferentes cheiros e até experimentaram um pouco de mel. Ainda visitaram uma plantação de abobrinha em estufa, a qual está sendo conduzida pela aluna do curso de Zootecnia, Beatriz de Jesus Rodrigues, em atividade de pesquisa.

“As crianças tiveram a oportunidade de ver as abelhas realizando o serviço de polinização, que garante a produção de frutos. Em campo aberto, foi possível observar abelhas visitando flores de uma grande plantação de nabo forrageiro, que é muito apreciado por esses insetos”.

O professor disse que na última parte da visita, que também foi a mais empolgante, as crianças tiveram contato com abelhas sem ferrão das espécies jataí, mirim e canudo. “Foi possível ver as abelhas trabalhando dentro da colmeia e a forma como elas estocam o alimento. As abelhas são os únicos insetos que o homem aproveita de seus produtos para a própria alimentação”, explicou.

A curiosidade e espontaneidade das crianças tornaram a atividade muito proveitosa.

“Como as abelhas têm papel ecológico muito importante, pois realizam a polinização de várias culturas agrícolas e florestais, acreditamos que tal experiência possa ser marcante para a formação de cidadãos mais atentos e responsáveis com o meio ambiente, que t

Professor Daniel, coordenador do NOS apresentou as crianças o mundo das abelhas e como trabalha o apicultor (Cedida/Unesp)e5

anto bem proporciona para a vida de todos nós”, concluiu o professor doutor.