Sessão solene realizada na manhã de ontem, 21, no auditório “Gabriel José Delgado Martins”, da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT), comemorou os 16 anos de atuação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, em Dracena. A solenidade contou com a participação de professores,  técnico-administrativos, alunos, autoridades e imprensa.

Durante a cerimônia foram entoados o hino nacional e o hino à cidade de Dracena e apresentado o vídeo institucional da FCAT.

Em suas falas, as autoridades presentes ressaltaram o sucesso das parcerias da Unesp de Dracena com o poder público municipal,  estadual e federal, os desafios da educação pública e o impacto da Unesp em Dracena e na região. Um breve histórico da Unesp no município foi apresentado pelo professor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo.

Para Figueiredo, “a importante data é mais um motivo de muita comemoração para todos aqueles que lutaram e ainda lutam para que a UNESP de Dracena continue a alcançar resultados ainda mais expressivos. Afinal, nesses 16 anos, o crescimento que o campus da Unesp de Dracena exibiu foi, de fato, impressionante, o que tem possibilitado uma contribuição ímpar para as comunidades interna e externa. Portanto, neste momento de alegria temos que somente agradecer a Dracena e toda região, que de forma tão calorosa e amistosa abrigaram a nossa querida Unesp de Dracena, transformando-a em uma verdadeira potência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.”

Na mesa diretora do evento, estavam presentes o diretor da FCAT,  prof. dr.   Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo; o vice-diretor da FCAT, prof. dr. Fábio Erminio Mingatto;  o coordenador do curso de Engenharia Agronômica,  prof. dr.  Evandro Pereira Prado; a coordenadora do curso de Zootecnia, prof.ª dra. Sirlei Maestá; a representante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal, prof.ª Dra. Cristiana Andrighetto; o presidente da Câmara Municipal de Dracena, Milton Polon; a secretária de Assistente Social do Município de Dracena, Francine Ferrari, representando o prefeito do município, Juliano Brito Bertolini; e os assessores Ezequiel Alguz e Kleber Bragatto representando os deputados estaduais Reinaldo Alguz e Mauro Bragato,  respectivamente.

Ao JR e Portal Regional, o professor Paulo Figueiredo comentou sobre a futura inauguração de um laboratório de leite e do Centro de Recuperação e Triagem de Animais Silvestres (Ceretas).

Segundo ele, o Ceretas é uma obra relacionada à questão ambiental com investimentos de R$ 4 milhões.

Ainda pontuou que o campus necessitará do apoio do Poder Executivo para a execução de obras de infraestrutura, tais como a pavimentação.