O médico infectologista e cientista Dr. Ricardo Sobhie Diaz visitou a Fundec na última sexta-feira, dia 9 de agosto. Acompanhado pelo diretor executivo Edson Hissatomi Kai, diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini, Profa. Esp. Cleire Beretta, diretora do Anglo-CID Eulália Fava conheceu a estrutura da Unifadra, do curso de Medicina e visitou o Colégio Anglo-CID, onde estudou o ensino médio. Os alunos do Projeto Canções do Anglo-CID fizeram uma apresentação musical para o visitante e ex-aluno.

Na ocasião, Diaz presenteou Edson Kai com seu livro “Histórias de uma luta”, que fala sobre o vírus HIV. O médico também relembrou sua adolescência, na década de 1970, em Dracena, que contou com a amizade de Kai desde essa época. Eles pertenceram à mesma equipe de judô.

Durante a visita, Ricardo Sobhie Diaz conheceu detalhes do curso de Medicina e os laboratórios do curso. “Fiquei orgulhoso do que eu vi aqui. Uma ótima infraestrutura. Vou divulgar o curso pelos lugares que eu visitar”, comentou.
Durante a noite, Diaz ministrou uma palestra na Casa dos Médicos, à qual os alunos do curso de Medicina da Unifadra assistiram, e falou sobre a história do HIV no mundo e as pesquisas que começam a dar resultados para a cura de pacientes.

Ricardo Sobhie Diaz é formado pelo Escola Paulista de Medicina, com residência médica nessa mesma Instituição em Clínica Médica e Infectologia. Realizou o pós-doutoramento em Medicina Laboratorial estudando a diversidade genética do HIV e sua relação com a patogênese no atual Blood System Research Institute (antigo Irwin Memorial Blood Center), em São Francisco, na Califórnia, através da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Atualmente é Professor Associado e Livre Docente da Disciplina de Infectologia na Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Atua como Diretor do Laboratório de Retrovirologia dessa Instituição, conduzindo pesquisa nas áreas de virologia, biologia molecular, pesquisa transicional (translacional) e pesquisa clínica relacionada ao HIV e vírus relacionados. Lidera um grupo de pesquisadores que conduzem pesquisa em áreas básica e clínica, incluindo alunos de pós-graduação em diversos níveis. Atua também como Consultor Externo do Programa Nacional de DST/AIDS na área de Laboratório e é membro do Consenso para o Tratamento Antirretroviral de Adultos e Adolescentes do Ministério da Saúde do Brasil. É coordenador do programa de pós-graduação nível 7 da CAPES em Infectologia.

Enio Garbelini e Edson Kai com o infectologista e cientista Dr. Ricardo Diaz (Ass. Fundec)