Ontem, 20, Dracena recebeu a 12ª edição do Programa Viagem Literária, ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, realizada pela Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento foi realizado na Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Nilce Teresinha Arinos de Carvalho, localizada no Cedrac, com duas apresentações, uma às 9h e a outra às 14h. 

O público prestigiou a contação de história “O Monstro da Caverna Cavernosa”, de Rosana Rios (Editora DCL), feita pela Cia. Bisclof. A companhia foi fundada pela atriz e contadora de histórias Adreísa Cangussú e pelo músico e arte-educador Ricardo Barison, fazendo arte com uma linguagem lúdica, divertida e acessível.

A dupla realiza contações de histórias, intervenções artísticas, espetáculos e oficinas em unidades do Sesc, da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo, viradas culturais, festivais literários, mostras culturais, entre outros eventos artísticos. 

O PROGRAMA

O Viagem Literária foi lançado em 2008 e, desde então, já passou por 195 municípios paulistas levando escritores, contadores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no Estado de São Paulo.

Com personagens extraordinários e muita imaginação, o programa oferece ao público grupos de contação de histórias que fazem apresentações gratuitas itinerantes em bibliotecas de acesso público no território paulista, incluindo a capital.

A ação é dedicada a incentivar a formação de novos leitores e o prazer da leitura, através de um programa com recursos criativos e instigantes que contribuem com a programação cultural de cada comunidade.

Para a edição de 2019 foram recebidas 176 manifestações de interesse completas. Destas, foram selecionadas 76 cidades, sendo que 39 participaram da edição de 2018 – caso de Dracena) – e 37 são novas ou retornaram ao programa nesta 12ª edição.

De acordo com os organizadores, para a seleção dos municípios são utilizados critérios técnicos de avaliação, como a análise de desempenho na edição anterior, comprometimento com as contrapartidas do programa e participação em outras ações realizadas pelo SisEB.