O sinal analógico de TV foi desligado às 23h59 desta quarta-feira, 12, em 450 municípios no interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desligamento ocorrerá em 395 cidades do interior de São Paulo e 59 do interior do Rio de Janeiro. Ao todo, a medida deve atingir 11,4 milhões de pessoas. Na microrregião de Dracena, o ato ocorrerá em várias cidades.

O processo de desligamento do sinal de TV analógico nessas localidades teve início no dia 28 de novembro. Na ocasião, o sinal analógico foi inteiramente desligado no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. A medida só não foi encerrada nos interiores do Rio e de São Paulo porque alguns municípios ainda não haviam atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, estipulado pelo grupo responsável pelo processo.

No último dia 5, o sinal analógico de TV foi desligado em 85 municípios do interior das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A previsão é que o encerramento desta primeira etapa de implantação do sinal de TV digital seja concluído no dia 9 de janeiro. Inicialmente o prazo seria 31 de dezembro, mas o calendário sofreu ajustes em razão de alguns municípios não terem atendido ao critério de, no mínimo, 90% dos domicílios aptos para receber o sinal.

Com a finalização desta etapa, restarão outros 4.191 municípios para receber o sinal digital. A previsão é que o processo de desligamento do sinal analógico termine em 2023.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor envie seu comentário
Por favor digite seu nome