Basquete Venceslau e São José Basketball entraram em quadra na noite desta terça-feira (7) e fizeram um jogo de tirar o fôlego, pelo primeiro duelo da série melhor de três dos playoffs do Campeonato Paulista da Divisão Especial. Empurradas pela torcida, as venceslauenses, que saíram atrás, souberam ter paciência e tranquilidade para reagir e superar as adversárias pelo placar de 61 a 59. Com o triunfo, as donas da casa estão a uma vitória da grande final da competição.

Eletrizante do início ao fim, o jogo foi decidido em detalhes e, mais uma vez, a pivô Bárbara foi fundamental para a equipe de Venceslau sair vencedora. Com 18 pontos convertidos, um a menos que a cestinha do jogo, a ala/armadora Maila Daiane Ciciardi, do São José, e 14 rebotes, a jogadora atingiu um duplo-duplo e foi a grande destaque da partida.

Com a vitória, o Basquete Venceslau largou na frente na série melhor de três. Se vencer o próximo compromisso em São José dos Campos, marcado para esta sexta-feira (10), às 20h, no Ginásio Municipal “Cidade Jardim”, a equipe avança à final. Caso o São José vença o segundo jogo, no dia seguinte, às 17h, no mesmo local, haverá uma terceira e decisiva partida. O time que vencer dois jogos vai decidir o título do campeonato contra o Santo André.

 

Bárbara (número 17) atingiu um duplo-duplo no jogo (Foto: Mateus Tarifa / TV Fronteira)

Bárbara (número 17) atingiu um duplo-duplo no jogo (Foto: Mateus Tarifa / TV Fronteira)

 

O jogo começou parelho com o Venceslau na frente, mas com o São José na cola. As donas da casa até tentaram, mas não conseguiram abrir uma diferença expressiva no marcador. Os erros ofensivos prejudicaram muito o time da casa no primeiro quarto e quem aproveitou foi o São José, que não desperdiçou as chances criadas e fechou o período em 11 a 5.

No entanto, a fase ruim das mandantes durou pouco. Logo veio o segundo quarto, e as donas da casa reagiram. Com a defesa mais encaixada, as venceslauenses acertaram a mão, passaram à frente no placar e fecharam o período em 18 a 10 (23 a 21, no placar agregado). Antes do intervalo, a ala Karen, do Basquete Venceslau, sentiu o joelho e não teve condições de seguir em quadra.

 

Primeiro jogo dos playoffs foi realizado em Presidente Venceslau (Foto: Mateus Tarifa / TV Fronteira)

Primeiro jogo dos playoffs foi realizado em Presidente Venceslau (Foto: Mateus Tarifa / TV Fronteira)

E o jogo seguiu pegado no terceiro quarto. Ligadas em quadra, ambas as equipes disputavam lance a lance o marcador, com uma ligeira vantagem para o Basquete Venceslau. No entanto, se no ataque as coisas funcionaram, as defesas deixaram a desejar, e isso se refletiu na alta pontuação das equipes no período, que foi vencido pelas visitantes por 23 a 22 (45 a 44, no placar geral, para as donas da casa).