Faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense desponta como favorito para o título. Há 26 anos sem levantar o troféu da competição, uma série de coincidências liga a conquista de 1984 com a campanha do Tricolor nesta temporada.

No Campeonato Brasileiro daquele ano, o sistema de disputa se dividia em vários grupos e, a cada fase, uma série de equipes eram eliminadas. Assim se seguiu, em um total de três chaveamentos. Oito times chegaram as quartas de final e batalharam em mata-mata até o fim, quando o Fluminense bateu o Vasco e sagrou-se campeão.

A base daquele plantel continha vários jogadores que, por toda década de 80, estiveram em diversas convocações e um deles, o lateral-esquerdo Branco, chegou a ser campeão do mundo pela seleção brasileira, em 1994.

A equipe campeã foi Paulo Vítor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei, Romerito e Assis; Washington e Tato. Sem contar o técnico, que era tão emblemático como Muricy Ramalho é hoje no Fluminense.

Carlos Alberto Parreira assumiu o Tricolor na terceira fase da competição, substituindo Carbone e comandou Romerito e companhia ao topo do Brasil. Contudo, para entrar na história como em 1984, ainda faltam duas rodadas para o Tricolor.

O time precisa apenas de si e, se ganhar de Palmeiras, neste domingo, e o Guarani, no dia 5 de dezembro, será bicampeão brasileiro. Porém, em caso de triunfo no domingo, uma vitória do Vasco sobre o Corinthians, no Pacaembu, e, pelo menos, o empate do Flamengo com o Cruzeiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense, com uma rodada de antecedência, será campeão brasileiro.