A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu para 3,2% a previsão de crescimento global para este ano, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação à avaliação anterior, feita em novembro. Autoridades mencionaram o atrito comercial entre os Estados Unidos (EUA) e China como um fator de risco.

A OCDE divulgou seu mais recente relatório de perspectivas econômicas nessa terça-feira (21).

O economista-chefe da instituição, Laurence Boone, disse que “o crescimento global tem diminuído desde o ano passado, e vai chegar a apenas 3,2% este ano”. Acrescentou que em 2020, uma modesta recuperação para 3,4% está prevista. Isso significa que o crescimento deve permanecer fraco em relação aos padrões históricos”.

A OCDE diz ainda que novas barreiras comerciais entre os EUA e a União Europeia e uma desaceleração mais acentuada na China estão contribuindo para as perspectivas menos otimistas.

Entretanto, a organização afirma que os Estados Unidos e a China devem apresentar crescimento sólido, apesar do atrito comercial. A economia americana deve crescer 2,8%, e a chinesa, 6,2%.