A ansiedade dos integrantes do grupo Seishin Daiko e seus familiares é grande. Tudo por conta da viagem para o Japão nesta segunda-feira, onde o grupo ficará dez dias para participar do 21st Nippon Taiko Junior Competition. O evento será realizado no Kenshin Cultural Center na cidade de Koriyama, província de Fukushima. Além da apresentação no campeonato, os jovens tocadores também se apresentarão em três escolas brasileiras: na cidade de Gunma – Escola Nippaku Gakuen e Colégio Pitágoras Brasil, na cidade de Gotenba – Escola TS-Gakuen.

Atualmente o grupo Seishin Daiko conta com 35 integrantes, 18 da categoria junior, 3 da categoria mirim e 14 da categoria livre.

Viajarão para a terra do sol nascente, 13 tocadores da categoria junior, com idades entre 14 e 18 anos, uma vez que este é o limite por equipe da referida categoria. Os jovens tocadores garantiram a vaga na competição ao conquistarem o título de campeão brasileiro no 15º Festival Brasileiro de Taiko, organizado pela Associação Brasileira de Taiko, em Serra Negra, no ano passado. Fato inédito para a Cidade Milagre e a região da Alta Paulista.

Os dracenenses estarão concorrendo com 59 equipes de todo Japão, e uma equipe de Taiwan. Vale ressaltar que no Japão existem cerca de quatro mil grupos de Taikô e estas 59 equipes são campeãs de suas respectivas regiões no país. A Argentina também é outro país convidado, mas em razão de alguns problemas este ano não participará.

O grupo campeão passa a representar a Nippon Taiko Foundation – NTF, e faz diversas apresentações por todo Japão. Além disso, recebe troféu transitório e instrumentos (da segunda até a quinta colocação, os grupos recebem instrumentos como prêmio).

Por ser um grupo convidado, o Brasil também recebe um instrumento de presente e este instrumento é um taikô denominado Nagado-Daiko, avaliado em cerca de R$ 25 mil.

César Tabuse, presidente do grupo de Taikô de Dracena, ressalta que o evento possui um nível técnico muito elevado. “A colocação mais alta alcançada pelo Brasil foi em 2016 com a equipe de Colônia Pinhal, conquistando a 3ª colocação”, contou.

Os jovens dracenenses viajarão acompanhados por sete adultos que também têm ligação com o Taikô. Eles desembarcarão no Japão na quarta-feira, 20. Durante a estadia ficarão em diversos hotéis, passando pelas cidades de Narita na província de Tókio, Koriyama na província de Fukushima, Gunma na província de Gunma e Gotenba na província de Shizuoka.

O campeonato que ocorrerá no próximo dia domingo, 24, será transmitido ao vivo, o link será divulgado posteriormente. No penúltimo dia de estadia, no Japão, o grupo também fará passeio na Disney de Tokyo.

No dia 30, o grupo deixa o Japão e deve chegar ao Brasil, na capital paulista no dia 31 de março. A viagem foi possível graças ao apoio de muitas empresas, doações de terceiros e promoção de eventos. “Todos estes eventos foram feitos com a mão de obra dos pais e mães do grupo que trabalharam incansavelmente para ajudar na arrecadação”, frisou Tabuse.

Mais informações sobre o grupo estão na página do facebook: https://www.facebook.com/seishindaikodracena/

Os treze tocadores são: Alan Kazumi Makino, Alessandro Kazuya Takagi, Caio César Kenzo Tabuse, Davi Bologna Raposo, Daniela Naomi Matumoto, Isabela Kaori Kawakita Asami, João Paulo Yuji Tabuse, Larissa Sayuri Matsumoto, Letícia Naomi Isawa, Luana Ayumi Isawa, Polyana Saiwury Almeida Karino, Thaísa Yukari Matumoto, Vanessa Rye Isawa

Serão sete acompanhantes: Leandro Kenji Miyaguchi – líder do Grupo Seishin Daiko, César Kazumi Tabuse – presidente do Grupo Seishin Daiko, Luciana Hirata Tabuse – esposa do presidente e ajudante geral, Suely Mikiko Inoue – tradutora/intérprete do Grupo; professora de Língua Japonesa e mãe da tocadora Juliana Aryssa Matumoto, Marcos Teruo Tanaka – coordenador geral da Associação Brasileira de Taikô – ABT, Rafael Itiro Horie – assistente da Associação Brasileira de Taikô – ABT, Ederson Kazuo Nakahara – assistente e técnico da Associação Brasileira de Taikô – ABT