O que você faria se fosse vereador por um dia? Alunos das escolas municipais e estaduais de Dracena tiveram essa oportunidade e vivenciaram a jornada parlamentar no Legislativo através do Parlamento Jovem 2018. Eles fizeram parte do processo democrático mediante diplomação e exercício do mandato, apresentaram suas propostas e discutiram as prioridades para o município.
O evento foi realizado na noite de segunda-feira (3), na Câmara de Dracena, juntamente com a sessão solene pelo 73º aniversário de Dracena. Estiveram presentes vereadores, o prefeito Juliano Brito Bertolini, secretários municipais, diretores das escolas, pais e amigos dos alunos e população em geral.
Antes de iniciar a sessão, o presidente da Câmara Rodrigo Parra agradeceu a presença e o empenho dos estudantes. Segundo ele, “envolver estudantes na discussão de problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que a cidadania se constrói com participação efetiva, com apreço ao diálogo, com respeito à opinião dos outros e com responsabilidade.”
Com o conteúdo das proposituras, os alunos mostraram que estão atentos não somente ao que acontece em suas escolas, mas em toda a cidade. Os assuntos mais abordados foram: maior fiscalização a veículos que transportam estudantes; implantação de faixa elevada, semáforos e iluminação pública a fim de melhorar o trânsito; reparos em academias ao ar livre e praças públicas, instalação de “escovódromos” nas escolas e bicicletários em pontos estratégicos do município, entre outros.
Todas as matérias apresentadas pelos vereadores-estudantes serão encaminhadas ao Poder Executivo como Indicação, assinada pelos vereadores.
73º Aniversário de Dracena
A instalação do Parlamento Jovem ocorreu na sessão solene em homenagem aos 73 anos de existência do Município de Dracena, comemorado no dia 8 de dezembro.
Em nome da Câmara, o vereador Ailton Lorensetti foi o orador da sessão e fez uso da Tribuna trazendo a história e conquistas de Dracena ao longo de sua existência. Encerrou sua fala exaltando: “Minha família chegou aqui em Dracena em 1952 e tenho orgulho de ser Dracenense! Parabéns Dracena! Viva Dracena!”
Ao final das solenidades, o presidente Rodrigo Parra agradeceu a presença e todos e, após breve intervalo, foi iniciada a 39ª sessão ordinária com aprovação de quatro projetos na Ordem do Dia.