O presidente da Câmara, Rodrigo Parra, solicitou uma reunião na última segunda-feira (26) com a secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, a Sra. Lígia Maria Sinatura, a fim de buscar entender as medidas que o Poder Público tem adotado perante pacientes de saúde mental no município.
Nos últimos dias, foram registrados danos ao patrimônio público e privado causados por esses pacientes, o que tem preocupado vereadores e população.
Participaram da reunião o presidente Rodrigo Parra e os vereadores Milton Polon, Maria Mateus, Pedro Gonçalves Vieira, Rodrigo Castilho e Sara Scarabelli, representantes do Ambulatório de Saúde Mental e do CAPS, a secretária municipal Lígia Sinatura e a secretária adjunta Miriam Iasniswski.
De acordo com a secretária Lígia, Dracena possuía anteriormente quatro leitos disponíveis, no entanto, o Estado encerrou esse financiamento, restando apenas quatro leitos no município de Junqueirópolis para atender toda a região. Quantidade insuficiente, já que nos últimos anos também foram fechados dois hospitais psiquiátricos em Presidente Prudente e o Sistema Único de Saúde (SUS) só faz a internação por curto período.
Diante desse cenário, o município tem feito internações desses pacientes por determinação judicial, já que não há orçamento suficiente para atender toda a demanda necessária, segundo a secretária municipal. O mesmo tema também foi levado junto ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) na reunião de terça-feira (27) com o objetivo de juntar esforços para uma solução adequada.
O presidente da Câmara Rodrigo Parra afirmou que o Legislativo se empenhará no sentido de apoiar medidas que resolvam o problema e que possibilitem a esses pacientes acesso a tratamento apropriado. Declarou ainda que foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 9h, reunião com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Câmara.