Internauta gravou um vídeo mostrando dezenas de pneus com água acumulada no recinto da Fapidra, que abriga a sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e um ecoponto, na sexta-feira, 23. A água acumulada no local pode servir de criadouro para pernilongos e mosquitos colocando a saúde da população em risco.

A reportagem do Jornal e Portal Regional entrou em contato com a Prefeitura na sexta-feira, 23, e recebeu a seguinte nota. “A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, esclarece que na Fapidra funciona um ecoponto onde a população pode descartar pneus que não têm mais serventia e esse material depois é coletado por uma empresa responsável pela reciclagem dos mesmos.

Hoje (23) mesmo já foi feito uma coleta desse material, sendo retirado do local boa parte dos pneus que haviam guardados, e agendadas outras datas para mais coletas.

A Prefeitura ressalta que os pneus são retirados todo mês pela empresa de reciclagem, geralmente duas vezes na semana, e levado para ser reciclado e reutilizado em outros fins.

Os pneus que ainda restaram já estão sendo colocados todos dentro do galpão para não ficarem no tempo e não acumularem água. As providências já estão sendo tomadas”, encerrava a nota.

Ontem, a reportagem fotográfica do Jornal Regional verificou a existência de pneus no mesmo local, alguns inclusive com água acumulada em seu interior.  Novamente em contato com a Prefeitura, a “Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública explicou que os pneus que ainda restam na Fapidra não couberam no carregamento de sexta-feira (23), porém a empresa responsável pela coleta desse material retornará para buscá-los. A Prefeitura ressalta que mesmo havendo pneus no local, os mesmos encontram-se em um lugar coberto, para evitar acúmulo de água. Também reforçamos que a Secretaria de Agricultura está notificando os empresários que atuam no ramo de pneus que depositam o material em local inapropriado, prejudicando o trabalho da municipalidade e oferecendo riscos a população e ao meio ambiente”, informou a nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Ontem, o JR verificou a existência de pneus no mesmo local, alguns inclusive com água acumulada em seu interior (Vanessa Matsumoto/JR)