A Instituição Artística Guiomar Novaes promove o 31º Recital, amanhã, 23, sábado, 24, e domingo, 25, a partir das 20h, no auditório Geraldo Mariano Alves, na Fundec.

A escola iniciou suas atividades em fevereiro de 1987, inicialmente com 50 alunos apenas para os cursos de piano e órgão. Já desde o seu início contava com o curso regular técnico de música.

O nome Guiomar Novaes foi uma maneira que a pianista e proprietária H Hellen Rose Jurity encontrou de homenagear aquela que foi sinônimo de genialidade, enaltecida por severos críticos do mundo inteiro, tornando-se motivo de honra e envaidecimento para os brasileiros e tão pouco conhecida pela maioria das pessoas.

“Comecei o trabalho então, este que era um sonho meu, dirigir minha própria escola. Muitas participações em concursos de piano, mais de 50 primeiros lugares em competições regionais, estaduais, nacionais e a satisfação de ter alcançado o maior prêmio brasileiro no concurso de piano Claudio Arrau em Quilpue, no Chile em 1995, com as alunas Karina Maúcha e Fernanda Marinho”, revelou Helle Rose.

Com o tempo, o trabalho da escola foi rendendo frutos e aumentaram os alunos, os cursos, os professores e os profissionais que se formaram. Alguns continuaram na carreira musical, outros, escolheram outras profissões, porém, se tornaram pessoas melhores por ter tido este contato com a música.

“As conquistas do Coral Guiomar Novaes também são motivo de orgulho. Inicialmente era formado apenas por alunos da escola como matéria curricular. Mas, as pessoas que não faziam parte da escola começaram a me procurar manifestando vontade de cantar no coral. Assim surgiu este grupo nos moldes que tem hoje, formado por pessoas de diversos segmentos da sociedade que se reúnem semanalmente pelo prazer do canto em grupo, aprimorando seus conhecimentos musicais e fazendo música de qualidade”, contou Hellen.

Desde 1998 é vencedor do Mapa Cultural Paulista regional, sendo o representante da região de Presidente Prudente na mostra estadual. Em 2002 foi terceiro colocado na classificação estadual, recebendo o prêmio na Sala São Paulo.

Já em 2000, a escola passou a funcionar em prédio próprio, onde atualmente funciona o conservatório, agora mais amplo e melhor localizado, com mais conforto para alunos e professores.

Atualmente, a instituição é dirigida por Hellen Rose e Clodoaldo Carvalho de Jesus (Murf) e atende pessoas a partir dos 5 anos,  sem limite de idade com os cursos de piano, teclado, violão, viola caipira, guitarra, contrabaixo, violino, viola de arco, violoncelo, saxofone, bateria, percussão e canto. “Trinta e um anos depois eu meus sócios colaboradores continuamos construindo o futuro desse país e, a cada brilho no olhar de nossos alunos, reafirmando a determinação na criação de valores humanos”, considerou Hellen.