Semanalmente a Penitenciária de Dracena é o local da linha de trânsito regional de presos que são remanejados de unidades prisionais da região Oeste do Estado.

Em uma semana sem ferido, o normal é chegar até a unidade de Dracena para serem remanejados entre 500 a 800 presos. Eles chegam até na metade do dia nos carros de transportes de presos, conhecidos como ‘bondes’ e são distribuídos para as unidades prisionais designadas.

Na sexta-feira passada, mas de 420 presos chegaram por volta das 11 horas na Penitenciária de Dracena com a distribuição sendo concluída antes das 14 horas.  Os presos remanejados são das cidades como São José do Rio Preto, Mirandópolis, Lavínia, Pacaembu, Junqueirópolis, Presidente Bernardes, Valparaíso, Osvaldo Cruz, Assis, Paraguaçu Paulista, Martinópolis, entre outras cidades da região Oeste.

A escolta dos bondes desde a saída das unidades prisionais até a penitenciária de destino é feita pela Polícia Militar.

A direção da Penitenciária de Dracena informou que o remanejamento de uma unidade para outra ocorre em sua maioria para apresentação do preso em audiência na Justiça. Nesta sexta foi tudo dentro da normalidade.

Até a semana que passou em nove penitenciárias e nos CDP I e II de Pacaembu havia 17.889 presos recolhidos, bem acima da capacidade que no total deveria ser de 9.951.

Na sexta-feira, na Penitenciária de Dracena onde a capacidade é de 844 presos estava com 1.786. (Marcos Maia especial para o Jornal e Portal Regional)