Policiais militares fazem ronda com motocicletas pelo centro da cidade agora à tarde. Os dias que antecedem as festividades do final de ano, é grande o movimento de pedestres e veículos na área central da cidade. A polícia alerta para que as pessoas fiquem atentas a possíveis ações de marginais.

Vejas algumas dicas de segurança:

O Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, DEINTER 8 – Presidente Prudente, considerando a época dos festejos de final de ano, com aumento da movimentação de pessoas, recomenda que sejam tomadas as seguintes cautelas:

● Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto. Não conte dinheiro em público. Saindo do banco, certifique-se que não está sendo seguido.

● Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, cigarro, etc).

● Não carregue consigo objetos de valor, cartões de credito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade.

● Não dê informações a ninguém sobre itinerário, hábitos, horários, viagens, etc. Alerte sua família e empregados para também procederem assim.

● Ao viajar, peça a alguém de confiança para que não deixe juntar correspondência na porta. Peça a um vizinho que acione a polícia, caso observe movimento suspeito na casa, durante sua ausência.

● Não adianta deixar lâmpadas permanentemente acesas, para simular que a casa está ocupada. É melhor pedir a um vizinho que as acenda só durante a noite ou instalar sensores de presença ou “timer”.

● As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização.

● Quando for sair ou chegar em casa, fique atento para suspeitos nas proximidades. Desconfiando, dê a volta no quarteirão e chame a Polícia.

● Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite. Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.

● Não deixe embrulhos, roupas, pacotes, bolsas e valises à vista, dentro do carro. Isso atrai os ladrões.

● Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.

● Não dê “carona” para estranhos.

● Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado, alertando-os para que tomem cuidado com os “contos do vigário”, praticados por marginais bem falantes;

● Em caso de roubo, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com reação de sua parte.