Equipe de policiais do 2° Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Dracena constatou na segunda-feira que passou uma irregularidade ambiental em Tupi Paulista. Os policiais seguiam pela rodovia SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) – e ao passar em frente a uma propriedade rural verificaram várias máquinas trabalhando. Eles entraram na propriedade e ao checarem a situação notaram grande quantidade de terra removida. Em relação às áreas de preservação ambientais não havia nenhuma irregularidade.

O sargento Dinardi informou que após, o grupo de policiais retornou a sede em Dracena e fez uma análise da área via satélite, utilizando o Google Earth, a partir daí foi possível verificar a irregularidade. O sargento explicou que a propriedade atuava no ramo da pecuária e está trocando de atividade, sendo arrendada a área para empresa sucroenergética para plantação de cana-de-açúcar.

Do local foram suprimidas 57 árvores de espécies regionais, como ipês, amendoim bravo, canelinha e leiteiro, sendo a maioria, informou o sargento. As árvores foram arrancadas e enterradas no mesmo terreno.

A infração por explorar qualquer tipo de vegetação nativa, supressão de 57 árvores isoladas, está em conformidade com o artigo 53 da Resolução SMA 48/2014.

A sanção administrativa à empresa sucroenergética é uma multa simples, na esfera civil, no valor de R$ 17.100,00. Na esfera penal, segundo o sargento Dinardi não há providência a tomar.

O sargento informou ainda que esta não foi a primeira vez que situação semelhante a esta foi registrada pela Ambiental.