Na quarta-feira à tarde, na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) da Polícia Militar de Presidente Prudente, o coronel Homero de Almeida de Sobrinho, comandante do setor responsável por toda a região, afirmou que o atendimento de chamadas de emergências pelos telefones 190 e 193 vão continuar regionalizados e centralizados naquela cidade. Ele disse ainda que não só esses dois serviços serão centralizados em Presidente Prudente, bem como em breve as chamadas para a Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária. A afirmação foi feita pelo coronel após a reunião de profissionais da imprensa de Dracena que foram ao CPI-8 a convite da Polícia Militar conhecer e receber informações de como é o funcionamento do Copom. Foi apresentado à imprensa que até março de 2009, o Copom da Polícia Militar do Estado de São Paulo já atende de forma centralizada em 152 (23,5%) de um total de 645 municípios devendo ser atingida até dezembro a meta de 55,27%. Essa mudança já ocorreu na Capital Paulista, região do ABC, Guarulhos, Osasco, Alto Tietê, São José dos Campos e Presidente Prudente. A meta para 2009 é centralizar os telefones de emergência em 275 cidades, em 2010 cerca de 413 e no ano de 2011 atingir 495 municípios.
Durante quase três horas, na sede do CPI-8, os integrantes de jornais e rádios ouviram orientações do capitão Carlos Vitor Negri da Silva, chefe de instrução da divisão operacional do CPI-8.

Através de slides o capitão mostrou os procedimentos usados pelo Copom para o atendimento padronizado das chamadas com eficiência e prestação de serviço com rapidez e qualidade à população em caso de emergência, tanto no 190 quanto ao 193. Ele explicou que no momento que a pessoa liga e pede a emergência o atendente, um policial treinado, avisa que a viatura está em deslocamento e continua a solicitar mais informações da ocorrência, a fim de que o serviço seja de qualidade e tudo termine bem.

Negri ressaltou ainda que o 193 atende 11 municípios e na área do 190 são 54 na região de Presidente Prudente, e, que pesquisa mostra que o índice de satisfação de quem já usou o serviço centralizado é de 94%. Segundo ele, antes da regionalização do atendimento de emergência centralizado em Prudente existia muitas dificuldades e o policial além do 190 ou 193 tinha que atender o PABX e outras quatro ou cinco funções. Agora com a regionalização e novos equipamentos o policial é exclusivo para atender as chamadas de emergência, isso tornou uma prestação de serviço de melhor qualidade e de evolução.

O coronel Homero afirmou que a visita da imprensa dracenense ao Copom foi importante já que esses profissionais são formadores de opiniões e porta vozes da população e que colaboram com a Polícia Militar na informação.

Ele explicou que o pacote de investimento por fases é de cerca de R$ 18 milhões em digitalização, computação de bordo e GPS nas viaturas. “Jamais o Governo do Estado investiria grande quantia de dinheiro se não tivesse qualidade, inclusive está em fase de licitação a compra de um helicóptero para a área do CPI-8. Infelizmente tomamos algumas medidas que acabam desagradando pessoas que têm interesse pessoal. Quem pensa no bem público dificilmente será contra algo que beneficie a população”, concluiu Homero.

Além de conhecer a sede do CPI -8 e do Copom, os integrantes da imprensa conheceram o canil e os cavalos da Polícia Militar.

Estiveram presentes em Presidente Prudente, o Jornal Regional, Adriano Cuglieri e Diego Fabro, da rádio 95 FM, Reinaldo Costa, da rádio Globo/Liberal FM e o fotógrafo André Kuwada, do Jornal Diário, além do capitão Sílvio César Saraiva, comandante da 1ª Cia., o tenente Marcelo Aparecido Oliveira, de Dracena e o sargento Eliomar de Oliveira Gonçalves, de Junqueirópolis.