Hoje, às 10h30, a Delegacia Seccional de Polícia inaugura oficialmente o Núcleo Especial Criminal (Necrim) na rua Dom Pedro, 267, no centro de Dracena. O órgão funciona em fase experimental desde outubro do ano passado. Equipe formada por um delegado (coordenador do núcleo), um escrivão e dois policiais presta serviços diariamente à população.

O delegado Alexandre Luengo Lopes, coordenador do Necrim, que é o conciliador nas audiências, disse que desde o início das atividades já foram 70 termos circunstanciados registrados e, nas audiências, os acordos entre as partes envolvidas superam 90% dos casos.

Segundo o delegado, no ano passado, de 33 termos houve 30 acordos e, neste ano, de um total de 37, em 28 as partes entraram em acordo. Alexandre Luengo afirmou que esse índice de acordos é considerado ótimo pela Polícia Civil, já que as audiências ocorrem de forma ágil.

O Necrim atua em ocorrências de crimes de menor potencial ofensivo e nos casos em que é possível a audiência de conciliação, tais como acidente de trânsito com vítima, ameaças, lesão corporal, dano, crimes ambientais, porte de arma branca, entre outros.

O delegado Alexandre Luengo afirmou que os acordos realizados num prazo de dez dias nas audiências conciliatórias são enviados para análise e homologação do poder judiciário.

Segundo ele, para a inauguração foram convidados e são esperados além do delegado seccional João Paulino, de Dracena, os seccionais de Adamantina, Presidente Venceslau e de Presidente Prudente, o diretor do Deinter-8 Walmir Giraldi, juízes, promotores, prefeito Célio Rejani e vereadores.

REUNIÃO – Antes da inauguração do Necrim, às 8h30, acontece reunião mensal com todos os delegados de Dracena e da região, na Delegacia Seccional de Dracena.