Com base na Lei Nº 11.343/06 (Lei de Tóxicos), de 23 de agosto de 2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), os cinco estudantes universitários do curso de medicina presos em flagrante pela Polícia Civil de Adamantina na última sexta-feira (10) com drogas sintéticas e maconha, podem ter penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.

As acusações que recaem aos estudantes são de tráfico e associação ao tráfico, conforme indiciamentos feitos pela Polícia Civil local. Os estudantes são alunos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). As prisões não ocorreram no ambiente da instituição.

Depois de presos pela Polícia Civil e submetidos à audiência de custódia junto ao Poder Judiciário, a Justiça converteu as prisões em flagrante em prisões preventivas. Com isso os cinco estudantes foram transferidos para unidades do sistema penitenciário estadual na região. Dos cinco presos, três homens foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pacaembu e duas mulheres para a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.

A prisão dos estudantes se deu no âmbito da “Operação Alquimista”, desenvolvida pela Polícia Civil de Adamantina com foco no combate ao tráfico de drogas, em especial sobre substâncias sintéticas. Os policiais apuraram que durante algumas festas de universitários e outras abertas ao público em geral, eram comercializadas drogas sintéticas trazidas por alguns estudantes de medicina que abasteciam os usuários.

Durante a investigação foram levantados informes de que os suspeitos levariam drogas para serem comercializadas em uma festa eletrônica ocorrida neste sábado (11) em Adamantina. Foi identificada pelos policiais a pessoa que teria comprimidos de ecstasy para distribuição. Assim, na tarde desta sexta-feira (10), buscas domiciliares foram cumpridas e nove estudantes detidos, dos quais, quatro foram presos em flagrante pela prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo dois homens e duas mulheres, em poder dos quais encontrou-se drogas sintéticas como LSD, ecstasy, MD e maconha. (Com informações do site Siga Mais)