Na manhã e noite de ontem, 15, universitários da FCAT – Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – campus (Unesp) de Dracena promoveram ato contra os cortes no orçamento destinado à Educação. Cedo toda equipe do campus participou, assim como professores e o vice-diretor Fábio Mingatto, que representou o diretor Paulo Figueiredo, que não pôde estar presente.

À noite, o grupo de estudantes tomou a área central da cidade, região da Praça Arthur Pagnozzi, com a mesma manifestação. O ato se deu de maneira pacífica e contou com o apoio da Polícia Militar.

Eles se reuniram na parte aberta do campus portando cartazes com frases demonstrando indignação com cortes no setor. Depois fizeram uma pequena passeata saindo do campus e chamando a atenção daqueles que passavam na hora em frente ao campus, localizado na SP 294 Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Dracena sentindo Tupi Paulista.  Veja as fotos da manifestação na galeria do Portal Regional www.portalregional.net.br

Estudantes secundaristas e entidades de educação prepararam grandes manifestações em todo o Brasil, ontem.

O presidente da UBES, Pedro Gorki, disse que a previsão do presidente Bolsonaro de que o governo viveria um grande tsunami, vai se confirmar. “O corte do orçamento da Educação foi a gota d’água e a mobilização dos estudantes transformará essa gota d’água em um grande tsunami contra a política de desmonte da educação e do Brasil, promovida pelo governo”, afirmou.

POLÍTICA – O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, que o país está arrecadando menos do que o previsto no Orçamento para este ano, por isso a necessidade de fazer contingenciamentos nos ministérios e órgãos federais. “Nós temos um problema que eu peguei um Brasil destruído economicamente também, então as arrecadações não eram aquelas previstas por quem fez o Orçamento para o corrente ano, e, se não houver contingenciamento simplesmente, entro de encontro à Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse, ao desembarcar em Dallas, nos Estados Unidos, onde tem uma série de reuniões nos próximos dois dias.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado para ir à Câmara dos Deputados na tarde de ontem, a fim de explicar aos parlamentares como será feito o contingenciamento dos recursos. (Com informações da Agência Brasil)

Professores e o vice-diretor Fábio Mingatto, que representou o diretor do campus, professor Paulo Figueiredo apoiaram o movimento (Vanessa Matsumoto/JR)