Aproximadamente 30% da população dos 45 municípios que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente (DRS-XI) fazem o uso de alguma substância, seja ela lícita ou ilícita, entre álcool, tabaco e entorpecentes. Esse número faz parte de um levantamento da própria DRS e, juntamente com outros dados, será apresentado no 1° Fórum Regional de Dependência Química, que ocorre na próxima terça-feira (16).

O evento acontece na Casa do Médico de Presidente Prudente, a partir das 8h, e conta com debates sobre a atenção à saúde voltada à dependência química. “Hoje, 50% das internações psiquiátricas na região são realizadas devido à dependência química”, afirma a diretora técnica de rede da DRS-XI, Maria Célia Retali Martins.

No fórum serão apresentados detalhes sobre o levantamento quantitativo realizado pelo Departamento Regional de Saúde de Prudente. “Em alguns municípios, a equipe de saúde mental aplicou um questionário para coletar informações sobre o uso de produtos químicos”, comenta Maria Célia.

A diretora técnica de rede cita o álcool e o tabaco como as drogas predominantes na região. “Temos uma amostra que houve um crescimento no número de mulheres que consomem o álcool”, adianta. Já para o uso de tabaco, ela revela que em alguns municípios o número reduziu. “Tem cidade em que 40% das pessoas em tratamento pararam de fumar”, conta.

Ela destaca que, mesmo não sendo drogas ilícitas, o consumo de álcool e tabaco na região é preocupante. “O uso pode deixar sequelas na saúde do usuário. Uma pessoa bebe e pode provocar um acidente, ele também pode se tornar agressiva, além do prejuízos ao organismo”, diz.

Durante o evento também serão apresentadas e discutidas as formas de tratamento da dependência química. “Hoje são oferecidos atendimentos que vão da atenção primária nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde; a secundária, que são ambulatórios; e a terciária, que são hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas e hospitais com leitos para dependentes químicos”, explica Maria Célia.

A programação do evento foi divida em quatro partes, que são: “Política Nacional e Estadual para o Enfrentamento das Dependências Químicas”, às 9h15; “Serviços de Saúde”, às 10h; “Apresentações Temáticas dos Caps e CRATROD”, às 13h; e “Intersetoralidade”, em que conta com a participação do promotor de Justiça Mario Coimbra e com a educadora de saúde pública da Secretaria Municipal de Educação, Selma Alves de Freitas Martin, às 14h45