A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) foi contemplada, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e outras instituições estaduais, com mais de R$ 3 milhões para a execução de projetos inscritos na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, na ação Tecnologias para o Desenvolvimento Social.

A proposta aprovada abrange dois projetos: um do Itesp e outro das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, vinculadas às universidades paulistas. Cada um deles terá valor aproximado de R$ 1,5 milhão.

O projeto encaminhado pelo Itesp prevê a criação de 15 centros digitais nos centros comunitários de assentamentos nos municípios do Pontal do Paranapanema: Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Caiuá, Presidente Venceslau, Tupi Paulista, Sandovalina, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Mirante do Paranapanema.

O Itesp constituiu comitê coordenador que providenciará os próximos passos necessários à execução da inédita parceria. O objetivo da Finep é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.