Ontem, 23, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou o primeiro registro de sarampo em Presidente Prudente. Outros nove registros ainda aguardam resultados do Instituto Adolpho Lutz.

O caso positivo, que é importado de São Paulo, acometeu um morador da Vila Aurélio, de 30 anos. Segundo o órgão, o homem viaja constantemente para capital paulista.

“Recebemos a confirmação no final da tarde de ontem [22]. A partir de hoje, a ESF [Estratégia de Saúde da Família] do Cambuci fará uma varredura em um raio de cinco quadras da residência deste morador, verificando carteira de vacinação e fazendo a busca ativa por outros casos”, informa Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

Antecedendo a varredura, Elaine conta que diante do caso suspeito já é feito o bloqueio, que consiste na vacinação dos comunicantes da pessoa com suspeita da doença, sendo naquelas do convívio familiar e quem esteve em contato próximo. “Fizemos todas essas medidas preventivas”.

Preocupação

A supervisora da VEM diz que mesmo sendo importado, encara com preocupação a confirmação deste primeiro caso de sarampo, uma vez que o Brasil tinha certificado de erradicação da doença e nos registros do órgão não constava nenhuma catalogação positiva em Prudente.

“É uma patologia altamente contagiosa e o único remédio é a vacina. O que causa preocupação é a baixa adesão pela vacina. O não comprometimento em se vacinar e levando as crianças para garantir a dose, é que faz com que doenças como essa ressurjam. Orientamos que ao apresentar os primeiros sinais e sintomas, o morador procure assistência médica imediatamente e dê o endereço correto para tomarmos todas as medidas cabíveis”, pontua.

Por fim, como sinais e sintomas, Elaine destaca a febre, tosse seca “e pode acontecer coriza, conjuntivite, exantema”, entre outros. “E pode evoluir para formas mais graves e levar a óbito”, fala.