As atividades na creche-escola municipal Carrossel serão retomadas nesta segunda-feira, 4. As aulas estavam suspensas desde novembro do ano passado em razão da infestação de escorpiões no município.  A informação foi passada ontem, pelo secretário municipal de Educação Rodrigo Barbosa Cruz, que enviou a nota oficial do município.

Leia a nota na íntegra: “Comunicamos que no dia 4 de fevereiro de 2019, a unidade Creche Escola Municipal Carrossel retornará as atividades normais.

Após a suspensão das aulas pelo decreto nº 3.805 de 22 de novembro de 2018, foram e continuarão sendo realizadas ações em 2019 para prevenir riscos e acidentes com as crianças matriculadas nesta unidade de Ensino.

No interior do prédio da Creche Municipal Carrossel foram realizadas todas as adequações apontadas pela Vigilância Epidemiologia e pela SUCEN. Dentre elas ações: dedetizações periódicas com uma empresa especializada para o combate do artrópode (escorpiões); todos os ralos e pias estão com telas e proteções; todas as frestas vedadas com silicone;  foram trocadas as válvulas dos  esgotos; todas as portas estão com proteções adequadas, bem como,  todo o espaço devidamente está sendo cuidado pelas funcionárias com busca ativa diariamente antes do início das aulas, além de estarem com atenção redobrada.

Aos arredores da unidade escolar foram feitas buscas ativas nas residências, por parte da Vigilância Epidemiológica e por agentes de saúde que fizeram orientações aos munícipes para a prevenção e controle dos escorpiões, bem como notificaram moradores para aderirem às medidas preventivas.

O departamento de Obras e Serviços, juntamente com o apoio da Casa da Agricultura, realizou a limpeza geral aos arredores da creche. Foi retirada uma faixa de 60 metros de comprimento de eucaliptos da propriedade rural próxima à unidade, deixando o local limpo e notificando o proprietário para manter a área limpa.

Mediante essa situação a Administração Municipal vai emitir um novo decreto para que haja algumas ações permanentes, rotineiras e que evitem infestações desse artrópode (escorpiões) nessa região.

A Administração não está medindo esforços para solucionar o problema e se preocupa integralmente com o bem estar e a saúde das crianças. Mas cabe também à população se sensibilizar e fazer a parte dela, devendo todos os munícipes manter suas propriedades limpas e cada cidadão deve fazer a sua parte para que haja o extermínio desse artrópode”, finaliza a nota.