A Diretoria Municipal de Saúde, por meio da área técnica da Saúde do Homem, iniciou ontem, 7, as atividades da Campanha Novembro Azul, voltada à promoção e prevenção da saúde masculina, com atividades no posto de saúde e ESFs do município.

Com objetivo de ampliar o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde, a campanha segue até o final do mês, com eventos e palestras em busca ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.

De acordo com a  Coordenadora da Atenção Básica, Lucilena Aparecida Esteves, para acesso ao exame de PSA, todos os homens acima de 45 anos, devem procurar sua unidade de Estratégia de Saúde da Família e pegar o pedido com a enfermeira sem necessidade de passar por consulta médica.

PSA – O PSA é uma enzima utilizada para auxiliar no diagnóstico ou monitoração de câncer de próstata. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue. Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.

CÂNCER DE PRÓSTATA – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, foram mais de 13.700 óbitos causados pela doença. A previsão é de 68.220 novos casos em 2018.

A campanha aborda mais uma vez a vulnerabilidade masculina para todas as doenças, trabalhando a necessidade da promoção e prevenção à saúde durante todo o ano.  Acompanhe as atividades para o Novembro Azul em Junqueirópolis. Para maiores informações entrar em contato com a Coordenadora da Atenção Básica pelo telefone: (18) 3841-9300.

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 8, na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, das 8h às 11h30 – verificação da pressão arterial, testes de exame de glicemia (diabetes), teste rápido de HIV e sífilis, orientação e pedido do exame PSA ( próstata) e ações de orientação de violência no Trânsito.

Visitas em algumas empresas para orientação de prevenção de câncer de próstata.

Palestra sobre a prevenção de câncer de próstata com dr. Alexandre, no próximo dia 22, às 19h30, no CCI.