A creche fica localizada nas proximidades da zona rural (Cedida/Whatsapp)

Após a suspensão das atividades na creche Escola Municipal Carrossel, em Ouro Verde, em razão da infestação de escorpiões que estava colocando em risco 125 crianças de 0 a 3 anos, a mobilização no município continua.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Geni Pereira Lobo Pesin, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias farão visitas casa a casa e a Prefeitura já começou a contratar os braçais para os trabalhos de limpeza e mutirão. A contratação imediata é possível uma vez que a Administração decretou situação de Emergência Sanitária Pública no município. Também será desenvolvida campanha de conscientização na escola.

O CASO – Na sexta-feira, 23, as atividades na creche Escola Municipal Carrossel, no bairro Nova Esperança, em Ouro Verde, foram suspensas pelo prazo de 30 dias ou até que se ateste a reversão da situação de proliferação de escorpiões no local. A decisão da Prefeitura foi tomada em razão da infestação de escorpiões que estava colocando em risco 125 crianças de 0 a 3 anos.

A Prefeitura decretou situação de Emergência Sanitária Pública no município tendo em vista a existência de situação anormal provocada por motivo de proliferação de escorpiões. O decreto suspende as atividades com alunos na creche-escola e autoriza a execução de ações de forma mais rápida que o trâmite burocrático normal. Ficou estabelecido que o município está autorizado a efetuar as mobilizações necessárias para reforçar as ações de respostas e a realização de campanhas educativas junto a comunidade; também fica autorizado a efetuar contratação de pessoas necessário para início imediato de plano emergencial de combate aos escorpiões como adquirir materiais, equipamentos, produtos inseticidas e locação de maquinário; a Divisão de Vigilância Municipal realizará busca aos animais peçonhentos, através de visitas casa a casa, num raio de no mínimo 200 metros da creche-escola e o setor de Limpeza Pública realizará frente de limpeza e intensificação das atividades para eliminação de lixos e entulhos que servem de criadouros.

Creche Carrossel (Cedida/Whatsapp)