Está em andamento no Departamento de Cultura de Panorama o Projeto Natal Espetacular, parceria do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O projeto reutiliza garrafas pets na confecção de enfeites natalinos que vão enfeitar vários pontos da cidade no mês de dezembro.

Com recursos do próprio projeto foram contratados dois monitores e mais cinco pessoas, além dos colaboradores que estão empenhados no projeto.

Ornamentos de ferro estão sendo revestidos com as garrafas recortadas em diversas formas, ganhando o formato de árvores de Natal, bonecos de neve, caixas de presentes e outros.

Segundo a diretora da Cultura Dulcinéia Aparecida Tamos Cotrim, o convênio foi assinado em julho desde ano e o projeto teve início no começo de setembro.

Para arrecadar as garrafas o departamento contou com as parcerias da Cooperativa de Materiais Recicláveis e teve gincana entre as escolas do município. A escola que mais arrecadou garrafas vai ganhar uma linda bicicleta que será sorteada entre aqueles alunos que mais se empenharam na gincana.

Uma vez prontos, os enfeites serão colocados na entrada da cidade, Praça do Povo, na frente Prefeitura e do Fundo Social. Após o término das festas de fim de ano todo o material utilizado será revertido para a Cooperativa de Materiais Recicláveis.

Graças ao empenho da primeira-dama Lisiane Santarosa Pires e do prefeito Giulio Pires, além desse projeto há muitos outros em andamento no Departamento de Cultura.