A Câmara Municipal de Adamantina aprovou em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (10) o projeto de lei que autoriza o Centro Universitário de Adamantina (UnIFAI) a formalizar Termo de Colaboração com a Santa Casa de Araçatuba, para as atividades de internato dos alunos do curso de medicina.

Pelo calendário da instituição, o internato hospitalar da primeira turma do curso ocorrerá a partir de janeiro de 2020.

De acordo com o projeto aprovado, a Reitoria da UniFAI celebrará o Termo de Cooperação com base na Lei Federal º 13.019/2014, que disciplina repasses para o terceiro setor.

Para as atividades de internato, a UnIFAI pagará o valor de R$ 2.900,00 mensais, por aluno, à Santa Casa de Araçatuba. Segundo pesquisa já realizada entre hospitais de referência e com número de leitos e estrutura necessários ao internato, o valor a ser repassado está abaixo da média, ao que é pago por outras instituições de ensino superior.

Foi autorizado também, pela mesma lei, o repasse de R$ 115.846,34, em parcela única, à Santa Casa de Araçatuba, para adequação de espaço de salas, para que os alunos tenham, no hospital, um ambiente de discussão dos temas práticos vivenciados durante o internato.

A decisão pela Santa Casa de Araçatuba pôs fim à insegurança dos alunos do curso de medicina, que no mês de novembro realizaram protestos na cidade, cobrando da UniFAI clareza e definição quanto à realização do internato.

Ainda sobre a decisão, foi descartada a possiblidade do internato ser realizada na Santa Casa de Adamantina, face à limitação da estrutura local, no que se refere a especialidades médicas e infraestrutura de espaços e leitos hospitalares.

Em paralelo à aprovação do projeto de lei que autoriza o internato em Araçatuba, foi aprovado na mesma sessão, pela Câmara Municipal, um projeto que autoriza a UnIFAI a promover investimentos que permitirão a ampliação da UTI da Santa Casa de Adamantina, para que a estrutura, quando pronta, possa receber os estudantes do curso de medicina, o que vai agregar, também, em novos leitos de UTI para atendimento aos pacientes de Adamantina e região.