A secretária municipal de Saúde, Fernanda Borssank Paschoareli da Fonseca, representou o município de Nova Guataporanga no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 deste mês, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília, promovendo o encontro de mais de 5 mil congressistas. Entre os participantes ainda estavam gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro foi um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

A Prefeitura de Nova Guataporanga informou: “É a primeira vez os profissionais de saúde local inseriram o município num espaço de discussões e aprendizado de cunho nacional, buscando aprimoramento técnico, assim como também deu visibilidade as experiências locais desenvolvidas ao longo da atual gestão, que promovem o bem estar da população”.

O objetivo principal do evento, conforme a administração municipal foi fortalecer e estimular as ações das cidades que inovam nas soluções, visando garantir o direito à saúde e dar visibilidade a essas práticas no ambiente do congresso, proporcionando assim um intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS.

Durante o evento, foi promovida a 16ª edição da ‘Mostra Brasil aqui tem SUS’, com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do País. Nova Guataporanga contribuiu apresentando dois trabalhos: Reorganização da atenção à saúde do município de Nova Guataporanga e café com gestantes. Os trabalhos apresentados foram bem recepcionados e compartilhados com todo o Brasil.